Topo

Mesa para um: restaurante na Holanda só atende clientes que jantam sozinhos

Restaurante Eenmaal, em Amsterdã (Holanda), atende somente clientes sozinhos - Divulgação/facebook.com/popupeenmaal
Restaurante Eenmaal, em Amsterdã (Holanda), atende somente clientes sozinhos Imagem: Divulgação/facebook.com/popupeenmaal

Do UOL, em São Paulo

07/05/2014 16h27

Um restaurante temporário em Amsterdã (Holanda) abriu as portas com uma política estrita: o espaço só aceita clientes que estiverem sozinhos. 

Famílias, casais e grupos de amigos não são bem-vindos no Eenmaal, casa que funciona em um endereço diferente por temporada. De qualquer forma, não haveria espaço para acomoda-los: nas pequenas mesas só há espaço suficiente para uma cadeira e um prato.

De acordo com Marina Van Goor, criadora do restaurante, a ideia é quebrar os tabus que rondam o ato de almoçar ou jantar sozinho. "Isso pode se tornar uma experiência inspiradora, porque você tem a chance de se desligar por um tempo do nosso mundo hiperconectado", disse ela ao jornal inglês "Independent". 

Marina, que trabalhava com Direito Internacional antes de lançar o projeto no fim de 2013, explicou que deseja trazer à tona o fato da sociedade moderna ainda ver com preconceito quem decide fazer uma refeição solo em público -especialmente depois do advento das mídias sociais, onde tudo é compartilhado. 

A casa trabalha com um menu fixo de quatro pratos, um coquetel e uma garrafa de vinho, tudo por 35 euros (cerca de R$ 108). Marina Van Goor tem planos de trazer o restaurante para cidades como Londres e Paris -no site do projeto, ela procura interessados em abrigar a casa em outros locais na Europa.