Topo

"Parque de diversão gastronômico" com caminhões de comida abre no Butantã

Anna Fagundes

Do UOL, em São Paulo

20/05/2014 14h25

Fãs da comida de rua agora tem o seu "parque de diversões" particular, funcionando sete dias da semana na zona oeste de São Paulo. Inaugurado esta semana, o Butantan Food Park reúne trailers e caminhões de comida em um terreno de 1.400 metros quadrados com estrutura para receber um público cada vez mais curioso pelo assunto. 

"Já tínhamos a ideia de um parque assim há algum tempo", explicou Daniela Narciso, uma das organizadoras do "estacionamento". Daniela, que também é uma das criadoras da Feirinha Gastronômica e do evento Chefs na Rua, queria "um espaço para que as pessoas tivessem acesso à boa comida a céu aberto".

"A gente come muito em shopping, em local fechado. Queríamos algo diferente. No exterior já existem várias feiras deste tipo, por que não aqui?", diz. Na abertura oficial, estarão presentes tanto "food trucks" quanto barracas de pessoas que ainda estão montando seus furgões. 

Eventos
Além da feira gastronômica permanente, que funcionou em esquema de "soft opening" no último final de semana, o Food Park também terá outras atividades. As quartas-feiras à noite, por exemplo, estão reservadas para eventos -o primeiro é a abertura do SP Burger Fest, que acontece no próximo dia 21 com 16 expositores. Já as quintas, sextas e sábados à noite terão uma "feira do happy hour". 

Estão planejadas também feira de produtores às segundas e terças-feiras.  "A ideia é que eles venham direto da roça para a cidade encontrar o consumidor final", diz Daniela. "Acreditamos que o produtor é quem sabe melhor como apresentar e como descrever aquilo que ele faz". 

Na fila
Para conseguir uma vaga no Food Park, que tem espaço para 25 expositores, é preciso passar por um processo de seleção. Os carros trabalham com um contrato mensal do espaço, onde cada pessoa decide quantos dias deseja ficar no local. A ideia, segundo Daniela, é que haja variedade de sabores.

"A ideia é sempre ter comidas em dias em horários diferentes", explica. Em um primeiro momento, o local também aceitará barracas de pessoas que estão montando seus caminhões de comida. 

Os interessados devem preencher um formulário detalhando sua experiência e o menu proposto para o local. Depois, os melhores são convidados a mostrar seu trabalho para os organizadores. 

A procura por um espaço para colocar o furgão no local já começa a ser disputada, explica Daniela. "Alguns dos dias já estão lotados, então é preciso dar uma selecionada nos interessados", diz.

SERVIÇO
Butantan Food Park

R. Agostinho Cantu, 47 - Butantã, São Paulo, SP
Tel. (11) 3257-9595
Horário de funcionamento: de segunda-feira a quarta-feira, 11h às 16h. Quintas, sextas e sábados, das 11h às 22h. Domingos, das 11h às 20h.
Entrada gratuita