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Redes de restaurantes internacionais investem no aeroporto de Guarulhos

Anna Fagundes

Do UOL, em São Paulo

27/05/2014 17h47

Comida no aeroporto no Brasil, para muita gente, costuma ser sinônimo de café com pão de queijo consumido às pressas antes de pegar o voo. 

O cenário, porém, começa a mudar no aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo. Às vésperas da Copa do Mundo, redes nacionais e internacionais de restaurantes começam a se instalar no local para atender o fluxo de passageiros que virá para o evento -e também dos 35 milhões de passageiros que Cumbica recebe anualmente.

Entre os recém-chegados estão dois representantes norte-americanos -a casa de frutos do mar Red Lobster e a rede de comida italiana Olive Garden. Ambos são administrados no Brasil em parceria com a IMC, que cuida de marcas como Viena e Frango Assado.

O interesse no mercado local já é antigo -os restaurantes da rede no estado da Flórida (sul dos Estados Unidos) costumam ser frequentados por brasileiros em férias, o que chamou a atenção dos executivos norte-americanos. De acordo com Neil Amereno, diretor de relações com investidores do grupo, as expectativas "são as melhores possíveis". Tanto que já existem planos de expansão para outros aeroportos, como Brasília. 

"O segmento de aeroportos é a nossa prioridade número um", explica ele. "Podemos dar aquele gostinho de quero mais para os clientes que acabam de voltar de viagem". 

Variedade
O menu das duas casas será praticamente idêntico ao servido nas casas dos Estados Unidos, com pequenas adaptações ao paladar brasileiro. No Red Lobster, por exemplo, as lagostas compõem 70% do cardápio, em pratos como o Ultimate Feast (R$ 99,40), que vem com cauda de lagosta grelhada, patas de caranguejo chileno ao vapor, camarão grelhado ao molho e camarão empanado. 

Já o Olive Garden foca-se mais em pratos mais conhecidos do público paulistano como lasanhas (recheada com ricota, mozarela, queijo romano e parmesão, R$ 42,80) e brusquetas (R$ 18,90).

Além deles, outros restaurantes terão espaço no aeroporto, tais como a rede de pizzarias Piola (presente na área de embarque do Terminal 1), a rede de comida rápida Ráscal (que contará com uma unidade no recém-reformado Terminal 3) e duas unidades do Arabia Express, especializada em comida árabe.

Outra novidade é a loja de pipocas norte-americanas Garrett, conhecidas por serem as preferidas de celebridades como a apresentadora Oprah Winfrey e a atriz Halle Berry. A rede de Chicago já conta com uma loja no Terminal 2 e está se preparando para abrir outro ponto no Terminal 3, sempre com produção no local -as pipocas são feitas tradicionalmente em tachos de cobre. 

Entre as opções da loja estão desde pipocas com queijo cheddar (a partir de R$ 6) e com caramelo crocante (a partir de R$ 10) até sabores mais elaborados, como pipocas com caramelo e noz pecã (a partir de  R$ 15). Para conquistar o público nacional, a Garretts criou um sabor especial de pipoca caramelada, a Brazil Caramel Nut, com castanhas-do-pará (a partir de R$ 15).  A rede no momento procura novos pontos para expansão em São Paulo.