Topo

Ônibus coreano passeia pela América Latina para divulgar culinária típica

Integrantes do Kimchi Bus, projeto que percorre o mundo para divulgar a cozinha da Coreia do Sul - Divulgação/kimchibus.com
Integrantes do Kimchi Bus, projeto que percorre o mundo para divulgar a cozinha da Coreia do Sul Imagem: Divulgação/kimchibus.com

Do UOL, em São Paulo

23/06/2014 15h28

Um ônibus vermelho "movido" a Kimchi -prato emblemático da cultura da Coreia do Sul, feito com vegetais e pimentas fermentadas- chega na América do Sul após cruzar a Rússia, o Japão e a Europa para divulgar a culinária sul-coreana. 

O Kimchi Bus, iniciativa de um grupo de jovens formados em Hotelaria na Coreia do Sul, vai passar 100 dias no continente sul-americano ensinando como preparar (e servindo de graça) alguns dos pratos típicos do país.  

A excursão é a terceira temporada do programa, que já percorreu mais de 50 mil quilômetros e visitou 27 países desde 2011. A edição sul-americana, que começou em maio no Peru e já cruzou a Bolívia, agora se encontra no Brasil, aproveitando a Copa do Mundo e a participação da seleção sul-coreana na competição.  

A viagem teve lá seus incidentes -o grupo ficou estacionado contra a vontade por alguns dias em Cochabamba, na Bolívia, por conta de problemas mecânicos, e acabaram perdendo o primeiro jogo de sua seleção na Copa, ocorrido em Cuiabá.

No entanto, eles conseguiram chegar a tempo de ver o time jogar contra a Argélia, em Porto Alegre, no último domingo (22). Os integrantes do ônibus estacionaram ao lado da Fifa Fan Fest, onde distribuíram cerca de cem pratos de kimchi e outros pratos coreanos.

O próximo ponto de parada do grupo, caso não hajam novos problemas mecânicos, é São Paulo -onde os "Reds" (como a seleção da Coreia do Sul é apelidada) enfrentam a Bélgica no próximo dia 26.