Topo

Aplicativo cria receitas a partir de banco de dados de ingredientes

IBM cria programa que é capaz de inventar receitas a partir de banco de dados - Getty
IBM cria programa que é capaz de inventar receitas a partir de banco de dados Imagem: Getty

Do UOL, em São Paulo

01/07/2014 16h27

Você já deve ter passado por esta situação: um ingrediente solitário na geladeira e nenhuma ideia do que fazer com ele. Um aplicativo da IBM, em fase final de testes, permitirá criar receitas a partir de sugestões de elementos.

O Chef Watson foi criado pela IBM e pela revista norte-americana "Bon Appetit" para gerar receitas novas a partir do repertório de mais de nove mil receitas do arquivo da revista. O usuário indica os ingredientes e o prato que gostaria de fazer, como entrada ou sobremesa, e o chef eletrônico se encarrega de inventar uma refeição.

Os criadores do programa tiveram a ajuda de chefs do Institute of Culinary Education, nos Estados Unidos, para que o aplicativo soubesse compreender as diferenças entre ações básicas da culinária, como fritar ou assar. No entanto, os cientistas da IBM explicam que o Chef Watson é capaz de fazer as receitas sozinho, sem interferência humana. 

Elemento surpresa
A empresa já tinha testado o algoritmo do Chef Watson em festivais e eventos nos Estados Unidos, com chefs preparando as receitas inventadas pelo aplicativo em um furgão. 

O diferencial do aplicativo é que ele cria a receita levando em consideração não apenas os ingredientes, mas também as harmonizações com outros elementos. Ele entende, por exemplo, que cebolas fritas não tem o mesmo sabor de cebolas assadas.

No teste publicado pela "Bon Appetit" o aplicativo criou pratos, como costelas temperadas com erva-doce e servidas com molho de maçã e mostarda, e uma salada com milho e nectarinas grelhadas com vinagrete de temperos tostados.  

A IBM listou cerca de mil compostos químicos que formam os sabores que conhecemos, utilizados pelo aplicativo para criar produtos diferentes.  Em um nível mais complexo, os criadores do Chef Watson acreditam ser possível no futuro adivinhar se um prato vai fazer sucesso ou não com um determinado público antes mesmo de ele ser preparado na cozinha, apenas levando em consideração as informações já incubadas no programa.

Os interessados em testar o aplicativo, em versão beta, podem se inscrever pelo site da revista "Bon Appetit".