Topo

Deliveries saudáveis entregam sabor e nutrientes direto em casa

Roberta Malta

Do UOL, em São Paulo

11/07/2014 07h00

Cada vez mais as pessoas têm menos tempo de fazer compras e cozinhar em casa. Ao mesmo tempo, querem, na mesma proporção, comer coisas saudáveis, seja para manter a dieta ou a saúde em dia. O mercado já entendeu isso e a oferta de deliveries saudáveis cresce a passos largos.

Quem quiser, por exemplo, fazer um regime balanceado, em nutrientes e calorias, pode contratar os serviços da All Light Gourmet e comer pratos gostosos no trabalho, em casa ou onde estiver. A empresa faz entregas diárias de receitas fresquinhas, preparadas com grãos, carnes magras, verduras, legumes e frutas, em endereços e horários preprogramados.

São três opções de menus, sempre personalizados: com o almoço, o lanche da tarde, o jantar e uma ceia; só com almoço e jantar ou almoço e lanche da tarde; ou apenas com o almoço. Todas as opções vêm com entrada e sobremesa. “É uma comida saudável e prática, coisa que sentia falta na vida”, diz a publicitária Cacau Melo, criadora do programa junto com a chef Caro Gall.



A novidade da empresa é o menu detox, para desinchar rápido e sem sofrimento. “Ele acompanha esse tendência de glúten e lactose free”, diz a publicitária. O programa dura cinco dias, não tem carne vermelha ou produtos industrializados e é baseado nos seguintes ingredientes chaves: gengibre, canela, couve, abacaxi, hortelã, oleaginosas, ervas frescas, frutas, carnes magras (peixe e frango), legumes, verduras e sementes funcionais.

Outra casa paulistana que investe em comida gostosa e saudável com entregas diárias, mas com outro perfil, é a Lá em Casa – Quentinhas Requintadas. O negócio é tocado por duas amigas, Marina Sciotti e Aline Fonseca, que trabalhavam com moda e sentiam na pele a dificuldade de se alimentar bem na correria do dia a dia.

 

“Sempre que a gente pedia comida, achava tudo muito pesado”, diz Marina. Daí surgiu a ideia de fazer algo que fosse um meio termo entre um PF e um prato de regime. “Nossa pegada do saudável é no sentido do natural e não do light”, afirma ela. Para isso, a dupla sempre tem a opção de arroz integral, manda uma salada junto com a quentinha, faz seus molhos e cultiva a própria horta. “Cozinhamos para nutrir o corpo, a alma e o coração.”

A Ghee Banqueteria também aposta em entregas de menus artesanais, sem nenhuma manipulação ou interferência tecnológica e química, seguindo o conceito que chama de comfort food de vanguarda. No Veghee, todos os produtos são orgânicos e o cliente pode optar por um cardápio com ou sem carne branca, leite, ovos e mel. Os pedidos têm que ser feitos com 72 horas de antecedência e vêm com instruções para finalização.

As chefs Carla Pernambuco e Carolina Brandão são outras que viram potencial no negócio. O Las Chicas To Go leva para sua casa a gostosa comidinha caseira servida no restaurante paulistano – basta fazer o pedido com 48 horas de antecedência. “Temos diversas opções saudáveis”, diz Carolina. Destaque para as saladas variadas, o salmão oriental com miga fresca e a cheesecake diet.

Ingredientes e produtos frescos na porta de casa
Mas não são só empresas com pratos montados que têm serviço de delivery e ajudam no lifestyle saudável. O hortifruti paulistano Quitanda entrega pães de fermentação natural, legumes e verduras já picados, mix de folhas lavadinhos, molhos caseiros, frutas descascadas e fatiadas, sucos naturais, kits para o preparo de sucos, para yakissoba e até para a sopinha do bebê. Tem ainda quiches de massa integral, sanduíches prontos e os produtos fresquíssimos que dispõe na prateleira– a única exigência é que o pedido tenha o valor mínimo de R$ 100.

Outra maneira de receber frutas in natura na porta de casa é fazendo o pedido na feirinha virtual do Sítio A Boa Terra, no município de Itobi (cerca de 218 km de São Paulo). Goiabas, bananas, laranjas, mangas e limões, produzidos com manejo orgânico certificado, vêm praticamente do pé para a sua cozinha. É possível também pedir geleias, queijos frescos e manteigas no local. As entregas na capital são feitas às terças, quartas e quintas-feiras.

E tem mais. A Papoula Bakehouse,  comandada pela chef Papoula Ribeiro, tem um serviço de delivery diário de pães de fermentação natural por meio de assinaturas mensais. Dá para escolher, por exemplo, o natural (de miolo branco e casca crocante), o integral ou os funcionais (enriquecidos com sementes, grãos ou frutas secas).

A loja virtual Mais Orgânicos, com entregas às terças e sextas, leva em casa os ótimos ovos fertilizados Yamaguishi, com gemas alaranjadas e cheias de sabor, produzidos por galinhas caipiras.

Já na Delicari, a dica é encomendar garrafas do leite integral Leitíssimo e iogurtes elaborados à moda antiga, como os de baunilha da Polinésia, de caramelo de Bali, de mel, de framboesa e de morango, sem a adição de corantes, aromatizantes ou outros componentes artificiais.

Para receber sucos superincrementados, basta se inscrever na lista de casas abastecidas diariamente pela Bisou  ou pela Urban Remedy. Os primeiros, criação das biólogas paulistanas Renata Aliberti e Regina Félix, são feitos com equipamentos que extraem líquidos em baixa velocidade, sem comprometer a integridade dos nutrientes. Tem quatro variedades: cítrico (de abacaxi, pera, limão e erva-doce), verde (de couve, espinafre, maçã e salsinha), raiz (com beterraba e cenoura) e leite de amêndoas (com água de coco e canela).

Já a norte-americana Urban Remedy possui linhas de bebidas desintoxicantes, purificantes, energizantes e anti-oxidantes. São 18 sabores como o Leveza Pura, à base de maçã, gengibre, hortelã, limão, pepino e erva-doce, e o Fonte da Juventude, feito com açaí, blueberry, framboesa, abacaxi, semente de chia e folhas de couve.

Ninguém agora tem mais desculpa para não caprichar no cardápio sem nunca abrir mão da qualidade dos alimentos nem ter que ir às compras depois de um dia cheio.