Topo

Estudantes norte-americanos inventam massa de bolo em spray

John McCallum e Brooke Nowakowski, inventores do Spray Cake, bolo pronto em spray - Divulgação/facebook.com/officialspraycake
John McCallum e Brooke Nowakowski, inventores do Spray Cake, bolo pronto em spray Imagem: Divulgação/facebook.com/officialspraycake

Do UOL, em São Paulo

22/07/2014 17h29

Para alguns, massa de bolo pronto em caixinha é uma salvação nos dias mais corridos. Mas dois estudantes universitários de apenas 20 anos criaram algo ainda mais rápido: uma massa de bolo pronta em spray. 

Batizado como Spray Cake, o produto é invenção do norte-americano John McCallum. Após uma aula sobre os elementos químicos que fazem bolos crescerem, o jovem decidiu testar se era possível usar o mecanismo de produtos como latas de chantilly pronto para injetar ar em uma massa crua de bolo.

Com esse raciocínio, não seria preciso utilizar fermento ou bicarbonato de sódio: as bolhas de ar da massa, uma vez aquecidas, iriam fazer o bolo crescer. 

McCallum e sua namorada, Brooke Nowakowski, passaram a testar a invenção na cozinha do dormitório universitário, até que chegaram a um produto que poderia ser vendido no mercado. O resultado foi um prêmio de dez mil dólares (equivalente a R$ 22 mil) em uma competição de projetos tecnológicos promovida pela Universidade de Harvard. 

A massa do Spray Cake, garantem seus inventores, pode ser preparada em micro-ondas ou forno convencional: basta apenas encher a forma e colocar para assar.

Os criadores do bolo em lata contam que já encontraram investidores para produzir a ideia em larga escala, mas que não têm previsão de quando sua invenção começará a ser comercializada.