Topo

Chef curitibana explora culinária mundo afora em série para a internet

A chef Joy Perine, do Zea Maïs, em Curitiba (PR), visita famílias e restaurantes mundo afora na série "Enjoy" - RPierrot/Divulgação
A chef Joy Perine, do Zea Maïs, em Curitiba (PR), visita famílias e restaurantes mundo afora na série "Enjoy" Imagem: RPierrot/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

31/07/2014 15h44

Como cozinham e o que comem as pessoas ao redor do mundo? Essa pergunta é o que move a chef curitibana Joy Perine, que irá viajar ao redor do mundo conhecendo famílias e seus costumes à mesa para a série "Enjoy", produzida para a internet. 

Joy, que ganhou prêmios por seu trabalho no restaurante Zea Maïs, em Curitiba, vai se hospedar com uma família na aldeia de Dadès, no Marrocos, para o primeiro episódio do programa.

"É um lugar que eu já tinha na cabeça. Eu fico imaginando o cheiro do Marrocos, porque são muitas especiarias e isso deve ser maravilhoso", conta a chef. "Eu sei o que eles usam mais ou menos, mas ter uma ideia não é ver o lugar e a preparação, então provavelmente eu me surpreenda muito". 

A ideia de criar o programa surgiu de uma conversa da chef com o produtor Diogo dos Reis Ruiz, outro apaixonado por viagens e por comida. "Eu precisava de novidades, ver e experimentar coisas novas. Sempre tive vontade de viajar para lugares diferentes, mas sempre faltou tempo e coragem", explica Joy. 

Depois do Marrocos, a equipe viaja para o Japão em setembro. Peru, Vietnã, Índia e Rússia também estão na lista de países a serem visitados durante a produção da série, que pode ser acompanhada pelo Facebook da chef. Os produtores no momento negociam com emissoras a exibição da série pela televisão.