Topo

Aproveite a safra do morango e abuse de pratos doces e salgados com a fruta

Roberta Malta

do UOL, em São Paulo

20/08/2014 07h00

É tempo de morango. As padarias enchem suas vitrines com tortas redondas coberta de gelatina vermelha, as confeitarias exibem doces vistosos nas prateleiras, restaurantes abusam de sucos, drinques e combinações ousadas com essa fruta que é rica em vitamina C – perfeita para enfrentar o sobe e desce de temperatura, que deixa todo mundo gripado.

Até quase o fim de setembro, as frutinhas que nascem perto do chão estarão tinindo. Mais robustas, suculentas e por um preço muito melhor do que em outros períodos do ano. Vale aproveitar a época e encher sua geladeira delas.

Morango fica gostoso com chocolate, leite condensado, chantilly. Com champanhe, cachaça ou tequila. Creme de confeito, na vitamina, no risoto. E ainda é uma delícia puro, para comer depois das refeições, pela manhã ou no meio da tarde.

Com receitas salgadas tem suas regras. "Combina muito com carnes leves, como camarão, lagosta, lagostim e até um filé-mignon ou frango", afirma Wagner Resende, chef do paulistano Chef Rouge. Como tem sabor suave, é mais difícil combiná-lo com ingredientes de notas mais marcantes.

"Um cordeiro, por exemplo, pede frutas com maior presença, caso da amora e da jabuticada", diz Roberta Ciasca, dos cariocas Miam Miam, Oui Oui, e Mira!. "Gosto de servir na salada", afirma.  "Misturo com folhas verdes, manga e kiwi. Fica uma delícia e superbonitinho."

O único cuidado antes de consumi-lo é lavar bem, já que as espécies cultivadas de maneira tradicional costumam concentrar agrotóxicos. As orgânicas estão livres desse problema, mas também merecem uma boa higienização.

É importante também guardá-los sequinhos. "Se forem para a geladeira molhados, amolecem e estragam logo", diz Wagner. Uma dica para durarem mais é colocar papel-toalha no fundo de um pote de plástico, colocar os morangos. Feche e antes de irem para o refrigerador. "Assim que compro, tiro logo da embalagem e lavo", diz Roberta. 

No mais, é escolher sua receita predileta e abusar da quantidade da fruta. Além de tudo, ele tem poucas calorias (cerca de 38 para cada 100 gramas), ação anti-inflamatória, é cheio de fibras e muito, muito gostoso.