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Loja virtual em SP se especializa em broas de milho

Broas de milho da Tá Broa, loja virtual especializada no produto em São Paulo - Divulgação/facebook.com/tabroa
Broas de milho da Tá Broa, loja virtual especializada no produto em São Paulo Imagem: Divulgação/facebook.com/tabroa

Anna Fagundes

Do UOL, em São Paulo

22/08/2014 16h46

As lojas de um só produto são uma tendência do mercado gastronômico. E depois dos brigadeiros, dos cupcakes e dos bolos caseiros, agora é a vez das tradicionais broas de milho ganharem destaque.

O pão à base de fubá, sucesso em padarias, é a grande estrela da Tá Broa, loja virtual criada pelo jornalista Rafael Farias Teixeira, de 28 anos. O catálogo da casa conta com sete sabores, que incluem uma versão salgada com parmesão e tomate, ou ainda com gotas de chocolate, confeitos coloridos ou ainda recheio de paçoca. 

A Tá Broa nasceu a partir de um momento complicado na vida de Rafael, um confesso viciado no produto. "Estava mudando de apartamento, procurando um lugar para mim e me sentindo para baixo. Comecei a fazer as broas para me animar. Como é uma receita simples, apenas amassando os ingredientes, isso ajuda a carregar as preocupações para longe". 

Rafael testou as receitas com os colegas de redação. Em troca, pedia apenas a opinião sobre o produto e eventual contribuição para os ingredientes. "Fiquei umas três semanas só testando os produtos, ouvindo o que tinham a dizer. Não tenho especialização em confeitaria ou Gastronomia, então demorava para acertar tudo", explica. 

"Nossas broas são das boas, mas não é um produto gourmet", diz Rafael. "Não quero associar a marca com essa palavra, porque dá a ideia de um produto inacessível. Broa é uma coisa cotidiana, para comer com café todo dia", diz Rafael. 

Aos poucos
A loja virtual, por enquanto, só funciona com encomendas, com pedidos mínimos de 60 broas.  Uma caixa com 15 broas,  por exemplo, custa R$ 10. A taxa de entrega para São Paulo varia de R$ 5 a R$ 10, dependendo da região.

Rafael concilia o trabalho na redação de uma revista com a produção dos bolinhos, que tomam três dias da semana. "Em um dia, saem até 200 broas. Fazemos no dia anterior ou então um pouco antes da entrega, para que o produto chegue bem fresquinho", explica. 

"Estamos indo aos poucos. É um mercado volátil, então é preciso ter sempre em vista que você está fazendo isso porque gosta, senão vira uma coisa enfadonha", explica Rafael, que trabalha justamente na área de empreendedorismo. A ideia é, futuramente, investir em uma cozinha industrial e participar de eventos como a Feirinha Gastronômica ou O Mercado para divulgar a marca.

Por enquanto, os interessados podem fazer seus pedidos pelo email contatotabroa@gmail.com ou então pelo site da Tá Broa.