Topo

Curso em SP ensina truques para preparar nhoque em casa

Do UOL, em São Paulo

26/08/2014 14h40

A chef Ana Soares, da rotisserie Mesa III, acredita que nhoque "é comida de alma, puro aconchego". O prato, em diversas variações, é o tema de uma aula única que acontece nesta quinta-feira (28) na Escola Wilma Kövesi, em São Paulo.

Na ocasião, Ana vai mostrar ao público que nhoque não precisa, necessariamente, ser feito com batata ou então mandioquinha. Além destes dois ingredientes, a chef também utiliza abóbora, cará, semolina e até pão para preparar a iguaria. 

Para preparar a massa em casa, alguns truques ajudam. A chef recomenda "uma boa batata seca e farinhenta" como base tradicional. "A batata ideal seria a do tipo Binge, mas temos tido dificuldade em encontrá-la no mercado", explica Ana.  

A proporção entre os ingredientes também é importante. "Para um quilo de batatas, vai no máximo cem gramas de farinha - e vai agregando aos poucos, só para dar ponto. Cará e abóbora, por sua vez, tem umidades diferentes, vai precisar de um bocado a mais".  

A umidade, aliás, é inimiga do prato. "Minha mãe não fazia nhoque em dia chuvoso. Dizia que não dava ponto", conta a chef. "Mas uma colher pequena de amido de milho na massa ajuda a dar o ponto certo".  

SERVIÇO
Aula "Nhoques e Suas Possibilidades", com a chef Ana Soares

Escola Wilma Kövesi - R. Cristiano Viana, 224, São Paulo, SP
Dia 28/8, das 19h às 22h
Inscrição R$ 220
Informações pelo telefone (11) 3063-1592