Topo

Alex Atala será premiado pelo conjunto da obra no "Oscar" da gastronomia

Alex Atala é destaque na noite de premiação do 50 Best, em Lima, no Peru - Ronaldo Schemidt/AFP
Alex Atala é destaque na noite de premiação do 50 Best, em Lima, no Peru Imagem: Ronaldo Schemidt/AFP

Do UOL, em São Paulo

03/09/2014 17h38

Alex Atala, chef e proprietário do restaurante D.O.M, em São Paulo, será um dos nomes de destaque na premiação dos 50 melhores restaurantes da América Latina da revista inglesa “Restaurant”. O brasileiro já foi anunciado em agosto como vencedor do Prêmio Diners Club pelo Conjunto de sua Obra na edição de 2014.

Os 50 melhores serão divulgados nesta quarta-feira (3) em Lima, capital do Peru e o UOL Comidas irá cobrir a premiação e divulgar os vencedores. O prêmio, considerado um dos mais importantes da gastronomia mundial, este ano também homenageia a chef mexicana Elena Reygadas, do restaurante Rosetta, que levao Prêmio Veuve Clicquot de Melhor Chef Mulher da América Latina de 2014.

Serão anunciados esta noite os vencedores de outras categorias: melhor pâtissier, o melhor chef escolhido por outros chefs, o restaurante com maior potencial para subir na lista, o melhor estreante e o que subiu mais posições no ranking.

Nesta edição, restaurantes de 29 países podem ser escolhidos em uma votação sigilosa. Não há uma lista de casas já pré-estabelecida, portanto a surpresa pode ser grande nesta noite – apesar de que já se pode ter uma ideia de quem vai figurar entre os destaques levando em conta quem entrou no ranking em 2013.

Na edição passada, três brasileiros tiveram grande destaque: a brasileira Helena Rizzo, do Maní, eleita a melhor chef da América Latina, o restaurante D.O.M., que ficou em segundo lugar no ranking do continente, atrás do peruano Astrid & Gastón, do chef Gastón Acurio, e o restaurante paraense Remanso do Bosque, dos chefs Thiago e Felipe Cordeiro, que foi a revelação do ano.

Além deles, oito brasileiros também entraram na lista geral dos 50 melhores de 2013: Maní (5º), Roberta Sudbrack (10º), Mocotó (16º), Fasano (23º), Attimo (32º), Olympe (35º), Remanso do Bosque (38º) e Epice (41º).

Academia gastronômica

A lista do "50 Best" é feita a partir dos votos da Academia dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina, composta por 252 líderes da indústria de restaurantes.

Eles são selecionados por seu conhecimento no cenário culinário, e divididos em quatro regiões: México e América Central, América do Sul (norte), América do Sul (sul) e Brasil – cujo presidente é o crítico da Folha, Josimar Melo.

Cada região tem um painel com 63 membros, entre jornalistas, críticos gastronômicos, donos de restaurantes e "gourmets". Cada membro tem sete votos, sendo que pelo menos três devem ser usados para escolher casas fora de seu país de origem.