Topo

Livro traz receitas que ficaram famosas nas telas da TV e do cinema

Celina Cardoso

Do UOL, em São Paulo

11/09/2014 14h41

A comida parece ficar mais apetitosa nas telas da televisão ou do cinema. Para quem sempre se perguntou como ou onde comer aqueles belos pratos, a sugestão é o livro “Cozinha Pop” (ed. Panda Books), que lista algumas refeições famosas em filmes e seriados de TV que deixaram o público com água na boca.

Os waffes saboreados por Drew Barrymore em “Como se Fosse a Primeira Vez” (2004), as panquecas de “Rain Man” (1988) e o café da manhã preparado pelo personagem principal da série “Dexter” (2006-2013) são algumas das receitas listadas na obra, que também fala sobre os filmes e séries nos quais elas aparecem.

Escrito por Laura Salaberry e Mariane Lorente, o livro nasceu do interesse das duas pelo cinema e pela cozinha. “Nos conhecemos em um curso de pós-graduação em Gastronomia e logo ficamos amigas. Enquanto alguns colegas colaboravam com opiniões baseadas em suas experiências profissionais, nós citávamos referências de cenas de filmes com comida”, conta Mariane.

Para Mariane, o interesse pelo audiovisual veio primeiro que a gastronomia. Já Laura não sabe dizer qual dos dois chegou antes. “Acho que a dificuldade de hierarquizar os interesses é justamente o que deu origem à obra. Ela fica no limite entre o cinema e a gastronomia”, afirma.

Paixão pela comida
Todas as receitas foram testadas pela chef Márcia Lima. As autoras destacam os pratos presentes nos filmes “A Festa de Babette” (1987), “ A Grande Noite” (2012) e “Ratatouille” (2007) como clássicos da gastronomia.

Para as autoras, boas histórias retratadas nas telas podem fazer o espectador ficar apaixonado pela cozinha. “Vi ‘Chef’ (2014), que não está no livro, recentemente. O filme me fez chorar por causa da realização do cara com o trabalho dele, feliz de verdade com o sucesso que a comida dele faz com as pessoas. Achei lindo e fiquei mais apaixonada ainda com a ideia de trabalhar com comida”, afirma Mariane.

Mas em alguns filmes a comida é importante e não parece tão apetitosa. “Em ‘Monty Python - O Sentido da Vida’ (1983) e ‘Seven - Os Sete Crimes Capitais’ (1995), os personagens se acabam de tanto comer. Foi difícil pra gente achar o tom certo para mostrar o filme”, afirma Laura.