Topo

Morre em São Paulo o chef e restaurateur Giancarlo Bolla

Chef de cozinha Giancarlo Bolla, dono do restaurante La Tambouille, posa no restaurante Ca"d"Oro, onde trabalhou no início de sua carreira, em São Paulo. Foto de 2006 - Bruno Miranda/Folhapress
Chef de cozinha Giancarlo Bolla, dono do restaurante La Tambouille, posa no restaurante Ca'd'Oro, onde trabalhou no início de sua carreira, em São Paulo. Foto de 2006 Imagem: Bruno Miranda/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

11/09/2014 13h45Atualizada em 12/02/2016 20h03

Giancarlo Bolla, chef e proprietário do restaurante La Tambouille e sócio do Bar des Arts, faleceu na noite desta quarta-feira (10) em São Paulo, aos 73 anos. Um dos nomes mais conhecidos da gastronomia paulistana, o chef estava internado no hospital Sírio Libanês para tratamento de um câncer.

Nascido em San Remo (norte da Itália), Bolla imigrou para o Brasil ainda menino e trabalhou no ramo dos restaurantes e bares durante toda a vida. Ele começou a carreira como garçom no Ca' D'Oro em 1964 e abriu seu primeiro restaurante, o La Tambouille, em 1971, até hoje considerado um dos endereços mais refinados da cidade. O segredo do sucesso, dizia, era estar sempre presente e receber os clientes como se eles estivessem na sala de sua casa. 

Bolla era conhecido por trazer novidades da Europa para os cardápios de suas casas - ele garantia, por exemplo, ter sido um dos primeiros a servir carpaccio em São Paulo, apesar da rejeição inicial dos clientes. O restaurateur também foi sócio de locais como os clubes Gallery e Leopolldo, entre outros locais.

O velório acontece no cemitério Bosque do Morumby (zona oeste de São Paulo) e o sepultamento está marcado para esta quinta-feira (11) às 16h.