Topo

Hora do Chá: como combinar a bebida com bolos em grande estilo

Anna Fagundes

Do UOL, em São Paulo

18/09/2014 07h00

Falar em "hora do chá" geralmente traz à mente toalhas de renda, louça bonita e flores em vasos - e doces, muitos deles. Para levar esse clima sofisticado para o dia a dia, vale apostar na combinação de chás com os famosos bolos caseiros, seja para uma pausa em um dia corrido ou então para receber amigos em casa em um clima mais leve. 

Se você não dispensa um tradicional chá mate, quente ou frio, vale apostar em bolos mais simples para acompanhar. "O chá mate é um chá bem doce, então um bolo caseiro sem recheio combina melhor. Assim, o sabor do doce não influencia no sabor do chá", explica Cecília Vitória, da loja Bolos da Cecília. A sugestão é apostar em sabores como fubá ou cenoura. 

Já quem não dispensa um bom chá preto pode apostar em bolos mais sofisticados para a harmonização. "O chá preto é mais forte, com um aroma mais encorpado, então você tem que dar ao bolo um sabor mais forte, com mais especiarias, como um bolo de nozes", diz Cecília.

Para animar
Para quem prefere arriscar, uma combinação diferente sugerida por Sylvia Rodrigues, dona da loja especializada em chás Teakettle, é a de chá verde com bolo de banana. "O matchá, chá verde japonês, tem muita clorofila e é muito saboroso. Ele fica bom também com bolo de maçã com bastante especiarias, como canela, cravo ou gengibre. É uma combinação que funciona como um estimulante". 

Infusões também tem vez na mesa - chás com frutas ou com menta, sem cafeína, também combinam com bolos. "Para chás frutados, eu prefiro um bolo à base de iogurte, ou então algo sem recheio ou cobertura, como um bolo caseiro só de chocolate", explica Sylvia. 

Como pratos salgados, você pode seguir os ingleses e servir sanduíches leves com peito de peru ou creme de ricota, ou então apostar no brasileiríssimo pão de queijo. Recém-saído do forno e servido com chá mate, ele faz a alegria de qualquer reunião.