Restaurante dá desconto para quem falar mal de sua comida na Internet
Um restaurante no estado da Califórnia (EUA) levou ao pé da letra a expressão "falem mal, mas falem de mim". Quem criticar a casa em um site especializado ganha 25% de desconto nas pizzas da casa, além de concorrer a um curso de culinária.
A ideia da Botto Bistro, casa especializada em comida italiana localizada na região de San Francisco, surgiu depois de várias confusões registradas entre donos de restaurantes e os usuários de um site especializado que publica comentários de internautas sobre a cena gastronômica em várias cidades norte-americanas.
Davide Cerretini, um dos donos da casa, explicou ao jornal "SF Gate" que os resultados no site seriam manipulados para que as críticas negativas aparecessem primeiro na busca - a não ser que você anuncie no site. Recentemente, a Justiça norte-americana decidiu que o ato de escolher quais críticas aparecem primeiro na database não pode ser considerado ilegal.
"Não tenho nada contra o serviço, a ideia é ótima, mas essa chantagem é feroz", diz Cerretini. Para driblar a situação, ele então decidiu ter "o pior restaurante da região", pelo menos na opinião dos frequentadores da página. O dono do local chegou a colocar uma placa no salão principal divulgando as avaliações ruins que recebeu.
Vale tudo
A brincadeira acabou gerando "críticas" hilárias, como o cliente que jura ter perdido a namorada para o gerente da casa por causa da pizza, ou o usuário de Nova York (a quase cinco mil quilômetros do Botta Bistro) que deixou sua avaliação "apenas baseado na péssima reputação" do restaurante.
Cerretini garante que os negócios vão muito bem desde que a campanha contra a página começou, atraindo consumidores curiosos. "Não estamos apenas conseguindo mais clientes, mas novos amigos também", diz.
Por sua vez, o site de avaliações reafirmou que não manipula resultados de busca para favorecer quem anuncia na página. "Quando você compra um espaço publicitário aqui, você só leva o espaço publicitário", explica um comunicado oficial da marca. "Não há dinheiro suficiente que um negócio possa oferecer para manipular as avaliações e a página não altera nada a favor dos anunciantes ou contra empresas que não anunciam aqui".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.