Topo

Festival de culinária orgânica traz "food trucks" e atividades especiais

Quinta edição do Festival de Gastronomia Orgânica terá  "food trucks" especializados e aulas de yoga - Divulgação
Quinta edição do Festival de Gastronomia Orgânica terá "food trucks" especializados e aulas de yoga Imagem: Divulgação

Anna Fagundes

Do UOL, em São Paulo

26/09/2014 16h16

Aproveitando a onda dos "food trucks" e dos eventos gastronômicos em São Paulo, a quinta edição do Festival de Culinária Orgânica apostou na ampliação do espaço para as barracas de alimentos veganos, vegetarianos e orgânicos para divulgar a causa para o grande público.

Os organizadores do evento, que acontece de 16 a 19 de outubro no Parque da Água Branca, em São Paulo, estimam que 10 mil pessoas passem pelo local, que contará com 20 chefs e 40 expositores de produtos orgânicos, além de uma cozinha-show com aulas de culinária, rodada de negócios para pequenos produtores e palestras sobre o mercado.

De acordo com a chef Leila D., idealizadora do festival, o público tem se mostrado interessado em alternativas mais saudáveis de alimentação. "Ainda há um grande desconhecimento sobre o assunto, mas o sucesso do festival nos últimos anos acontece porque as pessoas estão procurando saber mais sobre o assunto", explica.

"É um trabalho árido, mas que vale a pena. Queremos mostrar que é possível sim ter orgânicos em restaurantes e nas casas e que, quanto maior a demanda, maior será a oferta".

Para todos os gostos
Entre os eventos programados para o festival estão aulas de culinária para crianças, com direito a aulas de culinária especiais para os pequenos e participação de representantes do movimento Food Revolution, programa que defende a melhoria na nutrição criado pelo chef inglês Jamie Oliver. 

Exibição de filmes (com direito a pipoca e bebidas) e contação de histórias são outras atrações para um público que é "cada vez mais ligado no assunto", de acordo com Leila D. "Para a pessoa se conscientizar, é preciso educar primeiro".

Outra atração do festival é a Feirinha da Mudança, que conta com o trabalho de ONGs e grupos dedicados à divulgação e fomentação de ideias para alimentação saudável. Outra área da festa é focada em aulas de meditação, yoga e massagens.

Para conferir a programação completa, veja o site oficial do evento.

SERVIÇO:
5o. Festival de Gastronomia Orgânica

16 a 19/10, no Parque da Água Branca - Av. Francisco Matarazzo, 455, Perdizes, São Paulo, SP
Entrada gratuita