Topo

Para driblar alergia a glúten, dupla cria farinha feita com vegetais

Linha de farinhas da Anti-Grain feitas com batata-doce, maçã e abóbora, voltadas para pessoas com intolerância a glúten - Divulgação/anti-grain.com
Linha de farinhas da Anti-Grain feitas com batata-doce, maçã e abóbora, voltadas para pessoas com intolerância a glúten Imagem: Divulgação/anti-grain.com

Do UOL, em São Paulo

30/09/2014 14h20

Quem sofre com doença celíaca ou outros problemas relacionados ao glúten já conhece alguns substitutos para o trigo na culinária, como farinha de mandioca ou de arroz, ou ainda combinações de grãos como quinoa e amaranto.

Uma nova alternativa foi adicionada à lista. Um casal nos Estados Unidos, procurando diminuir o consumo de grãos em casa, ganhou destaque por desenvolver farinhas a partir de maçãs, abóboras ou ainda batata-doce.  

Criação de Jerry Roback e sua esposa Amanda, as farinhas de frutas, batizadas como Anti-Grain Flour ("farinha anti-grãos", em inglês"), tiveram apoio de doadores na internet para serem produzidas em massa. Ao todo, a dupla angariou R$ 45 mil em uma campanha no site Kickstarter. 

Versáteis
Os vegetais são secos em temperaturas baixas para reter seus nutrientes e depois moídos, com o mesmo processo utilizado para fazer farinha de trigo. De acordo com os criadores do produto, a farinha de abóbora é a mais "neutra", funcionando bem com pratos doces e salgados.

Já a farinha de maçã é recomendada para biscoitos ou bolos, enquanto o produto feito com batata-doce é ideal para empanar frituras ou ainda como substituto para farinha de tapioca em algumas receitas.

Para convencer os futuros clientes, os inventores compartilharam receitas para demonstrar que é possível fazer guloseimas como biscoitos de chocolate e até macarrão com as farinhas de vegetais. Agora, Jerry e Amanda se preparam para a venda dos produtos pela internet e também em pontos de venda selecionados nos Estados Unidos.