Topo

Esqueça a Nutela: creme italiano com cerveja é aposta para passar no pão

Birra Spalmabile, creme de cerveja vendido na Itália - Divulgação/facebook.com/birra.spalmabile
Birra Spalmabile, creme de cerveja vendido na Itália Imagem: Divulgação/facebook.com/birra.spalmabile

Do UOL, em São Paulo

02/10/2014 16h20

Cerveja é uma boa pedida tanto no calor quanto no frio, acompanhando pratos salgados ou doces. E duas fábricas artesanais na Itália se uniram para criar o produto perfeito para aproveitar a bebida até no café da manhã: uma pasta de cerveja para comer com pão. 

A Birra Spalmabile (que pode ser traduzida como "cerveja para espalhar") é uma criação da cervejaria Alta Quota, localizada na cidade de Cittareale (a 100 quilômetros da capital, Roma). Os produtores se uniram com um fabricante de chocolates da região para criar um produto que pudesse rivalizar com os cremes de avelã e chocolate, muito comuns nas mesas de café da manhã dos italianos.

 "É um ingrediente insólito para surpreender na cozinha mas também bom para ser saboreado sozinho", explicam os produtores. O creme é vendido em dois sabores, feitos respectivamente com cerveja clara e cerveja escura.

O produto, de acordo com as empresas, pode ser servido tanto como uma entrada quanto como acompanhamento de queijos e torradas, além de servir como cobertura de sorvete ou recheio para doces e tortas.

E embora ela seja feita com 40% de cerveja e tenha o aroma característico da bebida, a pasta não é alcoólica. Boa pedida para quem curte um drinque, mas não quer se arriscar a ficar bêbado logo cedo.