Topo

Festival com chefs estrelados celebra culinária italiana em São Paulo

Brasato Alla Piemontese, preparado pelo restaurante Piselli durante a Semana da Cozinha Regional Italiana - Tadeu Brunelli/Divulgação
Brasato Alla Piemontese, preparado pelo restaurante Piselli durante a Semana da Cozinha Regional Italiana Imagem: Tadeu Brunelli/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

13/10/2014 14h19

A culinária italiana vai muito além do macarrão e da pizza - e os interessados em desbravar as receitas tradicionais do país tem uma oportunidade ótima com a Semana da Cozinha Regional Italiana, que começa em São Paulo no próximo sábado (18).

Na terceira edição do evento, que acontece até o dia 25, 20 restaurantes paulistanos terão menus representando diversas regiões da Terra da Bota, além de receber chefs estrelados do país para jantares a quatro mãos.

Entre os convidados especiais da Semana, promovida com o apoio da embaixada italiana em São Paulo, estão Pasquale Palamaro (do Indaco, na região de Nápoles, uma estrela no guia "Michelin"), Giovanni Guarneri (do Don Camillo, em Siracusa, premiado no importante guia italiano "Gambero Rosso") e Alessandro Capalbo (do Piemonte, representante do restaurante La Clau del Tornavento, também dono de uma estrela no guia "Michelin").

Ao redor do prato
Alguns chefs brasileiros também viajaram para conhecer pessoalmente a cultura e os pratos de cada área, enquanto alguns cozinheiros italianos já residentes por aqui aproveitam para demonstrar um pouco da comida de sua terra natal. É caso, por exemplo, da chef Filomena Chiarella, do Buttina, que irá mostrar pratos da região da Basilicata (no sul da Itália) e de Sauro Scarabotta, do Friccò, que fará um menu baseado na Úmbria, na região central do país.

Além dos menus especiais, o Festival também celebra outros aspectos da cultura culinária da Itália, com exposições, degustações, aulas e até demonstrações de como preparar os legítimos pratos da "mamma" em diversos endereços de São Paulo. Para conferir a programação completa do Festival, consulte o site oficial do evento ou ainda a página de Facebook da organização.

Veja abaixo a lista completa dos restaurantes que participam do evento e as regiões italianas que serão representadas nos cardápios:

Aguzzo - Sicíia
Buttina - Basilicata
Casa Santo Antônio - Vêneto
Circolo Italiano - Valle D'Aosta
Friccò - Úmbria
La Madonnina - Lombardia
La Quottidiana - Friuli Venezia Giulia
Maremonti - Campania
Osteria Del Pettirosso - Lazio
Pasquale - Puglia
Piselli - Piemonte
Pomodori - Calábria
Positano - Trentino Alto Adige
Santo Colomba - Sardenha
Sensi - Molise
Spadaccino - Emilia Romagna
Supra di Mauro Maia - Marche
Tre Bicchieri - Toscana
Vinheria Percussi - Abruzzo
Zena Caffè - Ligúria