Topo

La Casserole comemora 60 anos com menu especial e projeto de "food truck"

"Food truck" do restaurante La Casserole, em evento na Hípica Paulista - Divulgação/facebook.com/lacasserole
"Food truck" do restaurante La Casserole, em evento na Hípica Paulista Imagem: Divulgação/facebook.com/lacasserole

Do UOL, em São Paulo

22/10/2014 16h16

Um dos restaurantes franceses mais conhecidos de São Paulo, o La Casserole não parou no tempo. Embora o ambiente ainda relembre os áureos tempos do Centro Velho da capital, a casa comemora seus 60 anos em grande estilo, com um menu-degustação de pratos que marcam a história do local e a criação de um furgão de comida "à la française".

O menu especial de aniversário, que será servido no jantar todas as terças e quintas-feiras até o dia 6 de novembro, tem como tema as diversas regiões da França. Não faltam, por exemplo, tartine de carpaccio de foie gras, escargot, mini bouillabaisse (sopa de peixes típica da área da Côte d'Azur) e pato ao molho de laranja.

Pontos divertidos da história da casa também são lembrados: o gigot d'agneau (cordeiro assado com feijão branco), por exemplo, é citado como "o prato que quase saiu do cardápio", pois quando o Casserole começou a servir a refeição, os clientes não aceitavam muito bem a ideia de comer cordeiro mal-passado.  Já os "queridinhos de sempre" são os filés ao molho béarnaise e ao molho poivre vert - o cliente pode escolher qual deles deseja no menu-degustação.

Para a sobremesa, é servido um pouco de tudo: mini profiterole, torta folhada de cereja e uma verrine de mousse de chocolate e creme de castanhas, tudo acompanhado de café. O menu completo, sem bebidas inclusas, sai por R$ 155.  

Cassoulet na rua
Um outro projeto da casa administrada por Marie-France Henry, filha do fundadores do restaurante, é a versão móvel do Casserole - um "food truck" vendendo os pratos mais conhecidos do restaurante.

A estreia do furgão aconteceu semana passada, durante um evento internacional de equitação na Sociedade Hípica Paulista, servindo pratos como cassoulet (cozido de feijão branco e carne de porco) e linguini com pato confitado, além de cervejas e champanhe. Por enquanto, não há previsão de quando o "food truck" francês retorna às ruas.