Topo

Restaurante serve pratos feitos a partir de restos de alimentos

Skipchen Bistrol serve pratos criados a partir de restos de alimentos - Divulgação/facebook.com/bristolskipchen
Skipchen Bistrol serve pratos criados a partir de restos de alimentos Imagem: Divulgação/facebook.com/bristolskipchen

Do UOL, em São Paulo

22/10/2014 15h43

Um restaurante experimental em Bristol (a 160 quilômetros de Londres) leva a ideia de reciclagem ao pé da letra. Para informar o público sobre o desperdício de alimentos, o Bristol Skipchen serve pratos com ingredientes que estavam a ponto de serem jogados fora.

Os produtos utilizados na cozinha são recolhidos em supermercados, feiras e fazendas e, embora ainda estejam bons para consumo humano, não estão mais nos padrões de venda e por isso seriam descartados.

O restaurante também não cobra pelas refeições - os clientes doam o quanto desejarem para cobrir as despesas e quem não pode pagar almoça de graça. O local é parte de um projeto chamado The Real Junk Food, que pretende mostrar como é possível evitar desperdício na hora de comprar e cozinhar.

De acordo com números oficiais, a Grã-Bretanha desperdiça 15 milhões de toneladas de comida por ano, ao custo de exorbitantes cinco bilhões de libras - o equivalente a 19 bilhões de reais.

A ação, que também conta com unidades em Manchester (no norte do pais) recolhe todo tipo de produto e aceita doações em qualquer estado, desde que os alimentos ainda possam ser consumidos. O recorde da ONG foi uma doação de 600 quilos de chocolate que já não poderiam ser vendidos, embora ainda estivessem bons.

O grupo conta com ajuda de voluntários não só para recolher os ingredientes mas também para limpa-los e cozinha-los, além de contar com doações de pessoas interessadas em ajudar. Em Bristol, o restaurante ficará aberto até dezembro, mas o projeto pretende se expandir para outras cidades no Reino Unido.