Topo

Piquenique e festival celebram feriado mexicano do Dia dos Mortos

Risoto com cuitlacotche, fungo que cresce no milho, servido no restaurante Obá - Divulgação
Risoto com cuitlacotche, fungo que cresce no milho, servido no restaurante Obá Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

28/10/2014 16h17

Diz a tradição mexicana que uma vez ao ano os mortos retornam à Terra para visitar seus entes queridos. O chamado Dia de los Muertos, equivalente ao feriado brasileiro de Finados, é uma celebração com muita música, muita cor e muita comida, com direito a caveiras de açúcar, altares para os que já partiram e pratos típicos para comemorar o "encontro". 

A festa, considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, é celebrada há dez anos pelo restaurante paulistano Obá com um festival de pratos típicos. Este ano, o evento vai até o dia 2 de novembro com um cardápio exclusivo para almoço e jantar, além de uma edição especial do "Obá na Calçada", quando a casa recebe convidados e serve pratos em uma barraca na rua.

No menu mexicano à la carte, não faltam pratos próprios do feriado, como o Pan de Muerto, em forma de ossos e geralmente decorado com caveiras de açúcar. O chef Henrique Benedetti também prepara itens como a Cochinita Pibil (porco marinado em pasta de semente de urucum e laranja, embrulhado em folha de bananeira e cozido em panela de barro) e o risoto com "cuitlacotche", fungo que cresce em espigas de milho, muito utilizado na culinária mexicana.

Piquenique e "food trucks"
Dois eventos de rua no próximo domingo (2) também celebram o Dia dos Mortos em São Paulo com comida típica e música.

Na Mooca, a nova edição da feira gastronômica O Mercado terá a presença de 23 expositores com ceviches, sanduíches, paletas, burritos e nachos, além de itens diferentes como hidromel caseira, cervejas especiais e - para animar a festa e fazer a alegria de colecionadores - uma loja de discos itinerante que funciona dentro de um carro Galaxie 500, de 1967.

Por sua vez, o evento ILovPicNic terá um cardápio fechado com pratos típicos, como guacamole, quesadillas e tacos. A festa, que acontecerá no Centro Cultural São Paulo, será animada pela La Orkestra K, que toca ritmos latinos variados. O convite para o evento (com comida e bebida inclusa) custa R$ 84 e está à venda no site da Foodpass. Caso haja previsão de chuva para o dia, o evento será cancelado.

SERVIÇO
O Mercado

2/11, 12h às 20h (ou até acabar o estoque de alimentos)
No estacionamento do Cadillac Burger - R. Juventus, 296, Mooca, São Paulo, SP
Entrada gratuita

ILovPicNic - Dia de los Muertos
2/11, 11h30 às 17h30
Vão suspenso do Centro Cultural São Paulo - R. Vergueiro, 1.000, São Paulo, SP
Ingresso: R$ 84 (comida e bebida inclusa) à venda pela Foodpass