Topo

De panela a maçarico: dupla cria loja que empresta material de cozinha

Maçaricos, usados para caramelizar doces, estão disponíveis na loja de empréstimos de Toronto - Getty
Maçaricos, usados para caramelizar doces, estão disponíveis na loja de empréstimos de Toronto Imagem: Getty

Do UOL, em São Paulo

31/10/2014 14h57

Quem gosta de cozinhar mas não tem muito espaço (ou dinheiro) conhece esse dilema: a receita é perfeita, mas exige um equipamento que você nunca teria em casa - seja um maçarico para fazer a casquinha de açúcar no creme brûlée, uma fonte de chocolate para uma festa ou então uma máquina de fazer sorvete. 

Uma dupla no Canadá decidiu criar a loja perfeita para solucionar este tipo de problema. A Kitchen Library ("biblioteca da cozinha", em inglês) empresta todo tipo de eletrodoméstico culinário, de batedeiras e panelas até máquina de fazer macarrão, por até uma semana. 

A loja, localizada em Toronto, foi criada por Dayna Boyer. Cozinheira amadora, ela teve a ideia de criar a "biblioteca" porque não tinha onde guardar todos os equipamentos que desejava comprar. "Moro num apartamento de 38 metros quadrados com meu namorado e nosso cachorro - espaço é um bem precioso nessa residência", conta Dayna no blog da companhia.

Inspirada em um grupo que empresta equipamentos de construção em Toronto, Dayna chamou a amiga Olivia Scobie para colocar em prática seus planos. Os equipamentos são, em sua grande maioria, doados - a biblioteca aceita todo tipo de produto de cozinha, desde que estejam em bom estado.

Como funciona
A Kitchen Library funciona como uma biblioteca de livros - após se inscrever e pagar uma taxa (que custa cerca de R$ 19 por mês), os associados podem levar para casa os equipamentos que desejarem. A única exigência das donas é que o eletrodoméstico seja devolvido limpo e funcionando - do contrário, paga-se uma multa que varia de acordo com o tamanho do produto e a extensão do estrago.

Entre os itens disponíveis para empréstimo estão panelas de pressão, cafeteiras, processadores de vários tipos e até kits para fazer fondue em casa. Coisas simples, como panelas e copos medidores, também podem ser retiradas para uso.

Além dos equipamentos, a biblioteca também promove workshops de culinária e feiras de trocas de livros de receitas, entre outras atividades.