Topo

Menos açúcar, mais cacau: saiba reconhecer um bom chocolate

Getty Images
Imagem: Getty Images

Celina Cardoso

Do UOL, em São Paulo

31/10/2014 21h13

O apreço por chocolates menos doces tem crescido no Brasil, seja por uma mudança no paladar ou em busca de uma alimentação mais saudável. “Há 13 anos, existia muita gente que não apreciavam um teor de 55% a 60% de cacau no chocolate”, afirma Bertrand Busquet, mestre chocolatier e diretor da Chocolate Academy.

“Hoje em dia muitas pessoas estão descartando alimentos com muito açúcar”, opina o especialista. Mas não é só a quantidade desse ingrediente que determina a qualidade do chocolate. Então, como descobrir qual a melhor escolha? “Dentro da embalagem fica mais difícil. Mas quando o alimento está exposto em uma vitrine é importante ver se ele tem um bom brilho”, indica o chef.

Busquet -  -
Segundo Busquet, a qualidade do chocolate garante o sucesso da receita

Além do aspecto visual, há outras formas de avaliação. “Se for uma barra, é preciso observar se ela faz um barulho seco quando quebrada ou mordida”, revela Busquet.

E é a boa qualidade do produto que irá definir o sucesso do prato. “O fundamental para uma boa receita são os ingredientes e a técnica. Se você escolhe uma boa manteiga, um bom creme de leite e um bom chocolate, por exemplo, já é possível ter uma boa base que, somada ao conhecimento técnico, resultará em uma boa sobremesa”, finaliza o mestre.

Premiação internacional

A academia dirigida por Busquet acaba de eleger o confeiteiro paulista Diego Lozano para representar o Brasil no concurso World Chocolate Masters, que acontece em 2015 em Paris. Na última quarta-feira (29), cinco candidatos foram desafiados a criar tortas, bombons, petiscos e esculturas usando o ingrediente como matéria-prima principal. 

“Cumprir o prazo foi difícil e trazer as peças para a competição também. Eu aluguei um caminhão-baú para fazer isso”, conta Lozano. O confeiteiro contou até com uma torcida organizada, que vibrava a cada retoque que o profissional dava em seu trabalho.