Topo

Mandioca é tema de festival gastronômico em Paraty (RJ)

Folia Gastronômica de Paraty terá menus especiais, aulas e degustações - Flavio Moraes/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Folia Gastronômica de Paraty terá menus especiais, aulas e degustações Imagem: Flavio Moraes/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

03/11/2014 16h54

Estrela da gastronomia caiçara, a mandioca é o ingrediente homenageado na nova edição da Folia Gastronômica de Paraty. O evento, em seu sexto ano, acontece até próximo dia 16 com palestras, workshops e cardápios especiais espalhados pela cidade.

34 restaurantes da cidade participam do festival, preparando pelo menos um prato com mandioca especialmente para a ocasião, com direito a um prato decorado da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança como presente.

Além disso, um jantar beneficente no feriado de 15 de novembro terá menu assinado pelos cozinheiros Alain Uzan, Dalton Rangel, Carole Crema e Juarez Campos, acompanhando um leilão de peças de arte em prol da paróquia de São Benedito - padroeiro dos cozinheiros e cuja festa, tradicional em Paraty, é o ponto alto do festival.

Receitas de família
Além das aulas e degustações com chefs como Roberta Sudbrack e Alex Atala, os pratos de família também ganham destaque durante o festival. Chefs da cidade, professores e alunos de escolas municipais da região trouxeram receitas de suas mães e avós para as aulas. Reunidas em cadernos criados pelos alunos, as receitas serão expostas na praça principal de Paraty durante o festival.

Para conhecer a programação completa, confira o site oficial do evento.