Topo

Mestre internacional do sushi alerta para falta de ingredientes no futuro

Pesca indiscriminada pode mudar maneira como sushi é feito e apreciado - Getty
Pesca indiscriminada pode mudar maneira como sushi é feito e apreciado Imagem: Getty

Do UOL, em São Paulo

05/11/2014 16h01

Jiro Ono é considerado um dos melhores - senão o melhor - sushiman do planeta. Aos 89 anos, o dono do restaurante com uma das reservas mais difíceis de obter no planeta alerta para um problema que pode mudar o cenário com o qual os fãs de comida japonesa estão acostumados: as mudanças climáticas e a falta de cuidado na pesca pode acabar com alguns dos peixes consumidos atualmente.

"Há três anos, eu disse para meus funcionários mais jovens que os ingredientes para sushi iriam mudar completamente em cinco anos. E agora, vejo que isto está de fato ocorrendo pouco a pouco", explicou o mestre sushiman em um evento para a imprensa no Japão.

O sushiman se referiu em particular ao atum japonês - que, de tão raro, fez com que cozinheiros no país passassem a comprar variedades pescadas no Oceano Atlântico para conseguir dar conta da demanda.

Antes de crescer
O filho mais velho de Jiro, Yoshikazu Ono, que ajuda na administração do restaurante, explicou que o aumento do consumo mundial está levando a indústria pesqueira a depender cada vez mais de outras fontes de sustento, como peixes criados em cativeiro. Além disso, por conta da pesca indiscriminada, algumas espécies não tem tempo de se desenvolver. 

"Os pescadores pegam todos ao mesmo tempo, forçando a redução dos membros da espécie", explicou Yoshikazu à agência de notícias AFP. Alguns dos peixes tradicionais no preparo de sushi podem demorar até cinco anos para atingirem um tamanho aceitável para pesca.

O restaurante de Jiro, em Tóquio, ostenta três estrelas no reconhecido guia "Michelin" e foi tema de um documentário premiado, "O Sushi dos Sonhos de Jiro" (2011). A casa é tão conhecida que até o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez questão de jantar por lá quando visitou o Japão em abril deste ano. 

Tanta exclusividade e habilidade tem um preço, porém - um prato com 20 sushis não sai por menos de 30 mil ienes (cerca de R$ 653).