Topo

Evento elege os melhores quitutes paulistas com ajuda do público

Do UOL, em São Paulo

13/11/2014 17h13

Uma competição promovida pelo governo paulista, com o apoio de chefs premiados, está atrás dos pratos mais saborosos em todo o estado. E quem dará o veredito final é o público, que poderá conhecer os finalistas do Festival Gastronômico Sabor de SP em um evento no Parque Villa-Lobos nos dias 22 e 23 de novembro.

Ao todo, foram 150 pratos concorrentes, divididos em 15 regiões turísticas. Cada uma das áreas participantes foi apadrinhada por um chef - Ana Luiza Trajano, do Brasil a Gosto, foi a madrinha da região de Franca, enquanto André Mifano, do Vito, era o líder da região de Marília. Também participaram da competição cozinheiros como Jefferson e Janaína Rueda (do Attimo e do Bar da Dona Onça), Gabriel Vidolin (d'O Leão Vermelho, em São João da Boa Vista) e Carlos Bertolazzi, do Zena Caffè, entre outros.

Os organizadores esperam cerca de 80 mil pessoas no fim de semana do evento, que foi criado ano passado para divulgar o turismo gastronômico fora da capital paulista.

Sabor local
Os pratos avaliados no evento precisavam ter alguma ligação com a cultura da região que representavam e feitos com produtos locais. Os 62 finalistas foram escolhidos após avaliação de um júri técnico e de voto popular. No Parque Villa-Lobos, eles serão vendidos por até R$ 15 durante o fim de semana. 

Entre as receitas que concorrem ao prêmio estão a kafta de porco no palito de cana de açúcar, representando São José do Rio Preto e um medalhão de anchova com farofa lambe-lambe defumada e chips de taioba, vindo de Ilhabela. 

Já os doces classificados abusam de laranjas e bananas para se destacar - de sorvete sabor torta de laranja em Santo Antônio do Pinhal a um chamativo brigadeiro de banana, representante da cidade de Fernandópolis.

Alguns concorrentes chamam a atenção pelos nomes divertidos - uma das receitas eleitas em Mogi das Cruzes, por exemplo, é o Leitão de Gravata (a "gravata", no caso, é uma pimenta malagueta servida por cima do prato), enquanto o prato finalista de Bragança Paulista, feito com as famosas linguiças de porco da região, é chamado Porquinho Foi à Feira.

SERVIÇO
Festival Gastronômico Sabor de SP - Final

Dias 22 e 23/11, das 11h às 20h
Parque Villa-Lobos - Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2.001, Alto de Pinheiros, São Paulo, SP
Entrada franca