Topo

Massa científica: físicos criam novo formato de macarrão para testar teoria

Anneloni, massa de macarrão em formato de corrente, criada por dois físicos - Reprodução
Anneloni, massa de macarrão em formato de corrente, criada por dois físicos Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

05/12/2014 18h09

Dois físicos demonstraram uma nova teoria sobre polímeros com uma técnica, digamos, bem saborosa e bem chamativa: inventando e cozinhando um novo formato de macarrão.

O estudo, publicado na revista científica "Physics World", é assinado pelos físicos Matthew S. Turner e Davide Michieletto, da Universidade de Warwick (Inglaterra). 

A dupla criou o "anneloni" (a partir da palavra "anello", anel em italiano), um macarrão em formato de corrente que, quando cozido, se enrosca tal como os polímeros em formato de anel, objeto de estudo dos dois cientistas.

Para demonstrar sua teoria, Davide Michieletto explicou que é relativamente fácil puxar só um fio de espaguete de um prato, por mais enrolado que ele esteja. Com o anelloni, assim como acontece com os materiais estudados pela dupla, é muito mais complicado puxar apenas um fio do macarrão já cozido.

O objetivo final da dupla não é patentear o novo formato de macarrão, mas sim continuar com as pesquisas de comportamento de materiais. "Quando se trata de comer macarrão, os italianos é que estavam certos - fique com o espaguete, que dá para consumir sem problemas e bem rapidamente", os pesquisadores comentaram na "Physics World".