Topo

Anfitrião de primeira viagem? Veja como receber os amigos sem pânico

Anna Fagundes

Do UOL, em São Paulo

09/12/2014 15h36

A apresentadora Nigella Lawson define bem o fim de ano em seu livro "Christmas": "esta é provavelmente a única época do ano em que pessoas que não são de fazer festas organizam festas". E é  justamente nesta época que os anfitriões sem experiência costumam entrar em pânico: será que tem bebida o suficiente? E se acabar o gás bem na hora de fazer a comida? E se alguém tiver alergia?

Confira a seguir algumas respostas para estas e outras dúvidas de quem está recebendo amigos e parentes em casa pela primeira vez - e veja como não há motivo para passar nervoso. 

Família reunida para o jantar, festa, celebração - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Lotação máxima
Seja realista quanto ao espaço que você tem para receber os amigos - e planeje a lista de convidados de acordo com a capacidade máxima do local. Se você mora em prédio, verifique se dá para reservar o salão de festas. Considere também as necessidades especiais dos convidados: pessoas de mais idade vão precisar de lugar para sentar, enquanto convidados com crianças pequenas necessitam de um espacinho para trocar fralda ou colocar alguém para tirar uma soneca.

Mulher cortando vegetais - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Montando o cardápio
Definir o que servir para os convidados já resolve metade dos problemas. "Com o cardápio montado, se você tirar cinco minutos para fazer o planejamento de como irá servir, você terá todas as respostas", explica Adriano Ribeiro Nogueira, professor de Gastronomia do Centro Universitário Senac em Campos do Jordão (SP). Para saber o quanto comprar, faça as contas: o consumo médio em festas é de 300 gramas de proteína (como carnes) e de 150 a 200 gramas de guarnição por pessoa. Pergunte se os convidados têm alguma restrição alimentar antes de montar o menu - alergias a ingredientes como camarão e amendoim, por exemplo, são casos bem sérios. Se o convidado quiser trazer algo que ele possa comer sem medo, não tem problema. 

Decoração de mesa de Natal em tons brancos - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images
 

Mesa chique ou descontraída?
Se você mora sozinho ou em casal, provavelmente não tem um jogo de louça muito grande. Não tem problema em apelar para material descartável - mas se você faz questão de um jantar mais elaborado, a dica é alugar a louça e os copos. Locais como a loja D. Filipa, em São Paulo, e Locare, no Rio de Janeiro, contam com prataria, porcelana e até objetos de decoração para eventos. 

Investir em uma bela mesa de canapés é uma dica para quem tem espaço pequeno e muita gente para servir. Outra sugestão é focar no serviço à americana (em que as pessoas não sentam à mesa) com pratos que não precisam ser cortados, como risotos. Assim, evita-se a confusão de sentar com o prato no colo e não ter como manejar garfo e faca sem causar sujeira.

Mulher cozinhando com pressa, olhando o relógio - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Ih! Acabou o gás!
Poucas coisas são mais irritantes do que preparar um bolo especial e descobrir que o gás acabou bem na hora de assar. Previna-se: compre um botijão de reserva alguns dias antes. Algumas companhias de gás também têm aplicativos para agendar entregas. Se possível, adiante o preparo dos pratos e congele alguns itens - assim, não se corre o risco de algum imprevisto em cima da hora.

Pessoas brindando, festa - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Para não faltar bebida 
Às vezes acontece: o papo está ótimo, a festa vai longe...  E aí a cerveja acaba. Uma boa ideia pra evitar esse problema é calcular o consumo pelo número de convidados. "Em média, calculamos de três a quatro garrafas de cerveja long neck por pessoa, se for um jantar empratado", explica Adriano. "Se for só canapés, aumentamos para seis garrafinhas por pessoa". Outros cálculos importantes: um litro de refrigerante serve três pessoas, assim como uma garrafa de espumante. Uma garrafa de vinho, por sua vez, serve até cinco pessoas.

O velho truque de usar o tanque de lavar roupa como recipiente para estocar garrafas ainda funciona quando a geladeira já não dá mais conta de acomodar as garrafas e latas. Só não esqueça de colocar as bebidas para gelar no mínimo duas horas antes do começo da festa.

Champanhe no balde de gelo - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Itens de emergência
Cole na porta da geladeira uma lista com os seguintes telefones: da entrega de gelo 24 horas na sua região (algumas empresas disponibilizam este serviço, especialmente no fim de ano), da distribuidora de gás, do ponto de táxi e do pronto-socorro mais próximo. Também mantenha por perto uma caixa de primeiros socorros - acidentes na cozinha sempre acontecem, ainda mais quando você está ocupado com outras coisas. E não esqueça de checar alguns itens pequenos, mas que fazem toda a diferença no serviço, como colheres de servir sorvete, abridores de garrafa, porta-guardanapos, baldes e pegadores de gelo.

Com tudo isso em mente, sua festa certamente vai ser um sucesso - e você vai poder aproveitar mais a noite sem estresse!