Topo

Conheça chefs que passam o Natal cozinhando na casa de clientes

Da esq. para dir.: chefs Gustavo Rigueiral, Maurício Santi e Luana Budel - Divulgação/Divulgação/instagram.com/chefmauriciosanti
Da esq. para dir.: chefs Gustavo Rigueiral, Maurício Santi e Luana Budel Imagem: Divulgação/Divulgação/instagram.com/chefmauriciosanti

Roberta Malta

do UOL, em São Paulo

12/12/2014 17h19

“Para a gente é um prazer participar de um momento tão especial que é cozinhar para uma família no Natal”, diz Manoela Lébron que, junto ao marido, Igor Martins, comanda a empresa Marinada.

Assim como eles, outros personais chefs abrirão mão de passar a noite do dia 24 de dezembro com os que lhe são mais próximos para servir quem quer ter um jantar impecável nessa data, sem ter trabalho algum.

A tarefa desses profissionais é preparar uma noite primorosa, com ótima comida e serviço personalizado, na casa do próprio anfitrião. Eles fazem absolutamente tudo. As compras, a arrumação da mesa, a limpeza no fim de festa. “O único trabalho que o cliente tem é fazer o depósito bancário”, brinca Gustavo Rigueiral, do Chef à Porter, que também atua nessa área.

Seu trabalho é tão minucioso que, se o anfitrião quiser, ele tem até sommelier disponível para harmonizar cervejas e vinhos com o cardápio escolhido. Para se ter uma ideia, a louça da festa, que também poderia ser uma preocupação, é toda inspecionada pelo chef. “Faço uma visita antes na casa do cliente, vejo o que ele tem e o que precisa ser alugado”, diz Gustavo. O profissional, então, passa uma lista detalhada para o contratante com tudo o que deve ser locado e indicações de lugares que fazem esse tipo de serviço.

torta de noz pecã - Divulgação - Divulgação
Torta de noz pecã com baunilha é sugestão natalina de Gustavo Rigueiral
Imagem: Divulgação

A brincadeira não sai barata: de R$ 200 a R$ 550 por pessoa, em média. O número de convidados mínimo também é determinado: 10 pessoas, em geral. Mas quem já usou o serviço garante que vale a pena. “Fiz uma festa linda com um personal chef no Natal passado”, diz a empresária Sandra Santos. “Além de não me preocupar com nada, no dia seguinte parecia que nem tinha ido gente em casa.”

Segundo ela, até os restos da ceia estavam guardados de tal forma que, para esquentar, era só tirar o papel-filme e botar as travessas no micro-ondas. “Exceto as de prata, claro.”

Fora do convencional
Ninguém contrata um personal chef se não puder exibi-lo no salão. Assim, explicar os pratos servidos e falar um pouco sobre cada item disposto sobre a mesa está incluído no pacote.

Como não trabalha com nada industrializado, a chef de cozinha funcional Luana Budel, autora do site Falando Abobrinhas, é uma das mais requisitadas para esse bate-papo com os convidados. “As visitas à cozinha são comuns”, diz. “Todo mundo quer saber um pouco sobre os benefícios de determinado ingrediente, onde foi produzido e como será preparado”, conta. 

Manu Zappa - Renato de Aguiar/ Divulgação - Renato de Aguiar/ Divulgação
Manu Zappa, da Prosa na Cozinha
Imagem: Renato de Aguiar/ Divulgação

Seu cardápio pode ser até tradicional, mas seus produtos são orgânicos, os doces menos açucarados, o chocolate mais amargo. Isso sem falar na mais recente modinha de comer sem glúten nem lactose. “Se o cliente tiver essa preocupação, consigo fazer até pães e doces dessa forma”, afirma. 

Outro que chama a atenção é Mauricio Santi, que prepara uma refeição que de clássica não tem nada. “Na verdade, não faço uma ceia e sim um jantar tailandês”, diz. Para isso, distribui curries, sopas e legumes sobre a mesa e vê a comida apimentada virar alegria no rosto de cada convidado. “Tem muita gente que gosta de passar um Natal diferente”, afirma.

É o que propõe a carioca Manu Zappa, da escola informal de cozinha Prosa na Cozinha. “Faço os pratos de sempre, mas sempre proponho, por exemplo, um rocambole de cordeiro, um frango com damascos”, diz. A noite, afinal, é para ser feliz. E quem não gosta de uma novidade?