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Chefs do Brasil vencem reality no Canadá e ganham food truck de US$ 100 mil

Claudia Lima

Do UOL, em São Paulo

26/12/2014 18h09


A popularização dos food trucks é uma febre não só no Brasil como no mundo. Prova é a competição “Food Truck Face Off”, reality show exibido pelo canal Food Network que premia chefs com um caminhão para vender comida nas ruas.

No último domingo (21), Felipe Faccioli e Túlio Lessa venceram a maratona com muito suingue e tempero brasileiro. Como prêmio, a dupla receberá um caminhão com o qual pretende vender suas especialidades.

Pernambucano criado em Itu, Felipe mora em Toronto, no Canadá, há sete anos, para onde foi para estudar inglês. Biólogo de formação, teve como inspiração a mãe, chef autodidata que junto com o pai possui quatro negócios no Brasil ligados ao ramo da alimentação.

Tapioca e queijo coalho
Desde que chegou ao Canadá, acabou trabalhando em diversos restaurantes, sempre na cozinha.  Acabou matriculando-se em um curso de gastronomia do George Brown College e durante dois anos, mergulhou na profissão.

Com um bom preparo técnico e conhecimento do mercado canadense, decidiu abrir seu primeiro restaurante, o Mata com mais quatro amigos –um canadense, um indiano, um português e outro brasileiro.
A especialidade? Tapas feitas com ingredientes sul-americanos. Da cozinha brasileira, Felipe “importou” itens e pratos como mandioca, dadinho de tapioca, pão de queijo e queijo coalho, entre outros.

No início deste ano, com a ideia do restaurante ainda no papel, a equipe do Mata foi selecionada para participar de uma seleção para o programa “Food Truck Face Off" ao lado de outras mil duplas de cozinheiros. “Vi um anúncio na internet perguntando quem queria ganhar um food truck. Mandei um email e assim tudo começou”, recorda. Para a empreitada, levou consigo o amigo e braço direito, o sergipano Túlio Lessa.

Depois de uma série de entrevistas, acabaram escolhidos para participar da atração. “Depois das primeiras conversas, nunca mais nos ligaram. Quatro meses mais tarde, recebemos um telefonema dizendo que havíamos sido selecionados. Disseram que tínhamos muito carisma e produtos muito interessantes”, lembra.
 
Durante o programa, as duplas participantes mostravam suas criações para um grupo de jurados. Para os brasileiros, o desafio era criar algo diferente, mas que não causasse estranhamento ao paladar dos canadenses. “Queríamos fazer um Escondidinho de Bacalhau que acabou virando de camarão, pois não encontramos o peixe no mercado em que nos levaram”, conta. Depois, prepararam um Poutine de Mandioca com Carne de Porco Desfiada – poutine é um prato à base de batata frita, queijo e molho de carne ou frango, bem tradicional por lá. “Num calor de 40 graus, em pleno verão, corremos e suamos muito para cumprir o desafio”, ri o chef.

Os brasileiros se saíram tão bem que acabaram sendo escolhidos junto a outra dupla para mostrar suas criações para o público, na rua. “Neste dia, faltou tudo: energia, água e até o purê de mandioca para o escondidinho. Mas deu tudo certo, os juízes adoraram. Ganhamos o primeiro dia da competição e fomos para outra cidade, conhecida por seus food trucks”, diz.

Nesta última fase, ganhava o programa quem vendesse mais. Em duas horas, Felipe e Túlio venderam  US$ 1.100 e acabaram vencedores. “No final, os juízes nos elogiaram muito. Acho que o que nos ajudou a ganhar foi, além da boa comida, nosso bom humor e história de vitória no Canadá”, conta Felipe, enquanto espera a chegada do prêmio: um caminhão equipado no valor de 100 mil dólares que só começará a passear por Toronto no início de 2015.