Topo

Especialistas escolhem os melhores espumantes para brindar à meia-noite

Com a ajuda de especialistas, escolha o espumante que melhor combina com sua festa - Junior Lago/ UOL
Com a ajuda de especialistas, escolha o espumante que melhor combina com sua festa Imagem: Junior Lago/ UOL

Roberta Malta

Do UOL, em São Paulo

27/12/2014 09h00

Champanhe, cava, prosecco. Cada um tem uma nacionalidade (francesa, espanhola e italiana respectivamente), mas são todos vinhos espumantes.

Para o brinde da meia-noite ser ainda mais prazeroso, o UOL Comidas e Bebidas convidou um grupo de especialistas para eleger às cegas (ou seja, sem saber o que estavam tomando) os melhores espumantes do tipo brut (ou seco) disponíveis para venda no Brasil.

espumantes grupo - Junior Lago/ UOL - Junior Lago/ UOL
Em sentido horário: Horst Kissmann (de costas), Ricardo Romero, Glaucia Balbachan, Marcos Santo Mauro, João Grinspum Ferraz, Bel Coelho e Daniela Bravin
Imagem: Junior Lago/ UOL

Reunidos no restaurante Zucco, em São Paulo, com a ajuda do sommelier da casa, Jô Maciel, a sommelière Daniela Bravin, dona do paulistano Bravin, a chef Bel Coelho, do também paulistano Clandestino, Glaucia Balbachan, autora do site Empratado, o repórter especializado em vinhos da revista Prazeres da Mesa, Horst Kissmann, e os enófilos João Grinspum Ferraz, Marcos Santo Mauro e Ricardo Romero, experimentaram 13 rótulos diferentes e se surpreenderam com o resultado.

espumantes bel - Junio Lago/ UOL - Junio Lago/ UOL
João Grinspum Ferraz e Bel Coelho atentos a todos os aspectos do espumante
Imagem: Junio Lago/ UOL

“Esse aqui é coisa rara”, diz Marcos diante do vencedor. “A elegância desse vinho é nítida”, completa Daniela. Quem acha que se trata de um champanhe daqueles que só dá para comprar em crediário se engana. O vencedor custa R$ 85 na importadora e faz um bonito danado. Caro? Um pouco, talvez. Mas você não vai se arrepender. Nossos especialistas garantem.

espumantes dani bravin - Junior Lago/ UOL - Junior Lago/ UOL
Rigorosa na avaliação, Daniela Bravin não perde um detalhe do vinho
Imagem: Junior Lago/ UOL

Veja a seguir os vinhos degustados, em ordem de preferência. Todos, segundo nossos jurados, dignos de uma festinha animada.