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Jamie Oliver compra briga a favor de alimentação infantil nos EUA

Os chefs Alice Waters, Jamie Oliver e Ann Cooper lançam campanha "Food Truth"  - Divulgação/instagram.com/jamieoliver
Os chefs Alice Waters, Jamie Oliver e Ann Cooper lançam campanha "Food Truth" Imagem: Divulgação/instagram.com/jamieoliver

Do UOL, em São Paulo

09/01/2015 17h02

Ano-Novo, projetos novos para o chef inglês Jamie Oliver: envolvido com estrelas da gastronomia norte-americana, ele firmou duas parcerias para batalhar por acesso a água filtrada para crianças e para educar estudantes sobre os perigos do "fast food". 

Oliver participa da campanha Food Truth ao lado da chef norte-americana Alice Waters, que o inglês descreve como uma de suas heroínas na cozinha. Dona do premiado restaurante Chez Panisse, Alice é umas das pioneiras no ativismo da culinária sustentável e dos ingredientes orgânicos nos Estados Unidos, e é citada como influência por duas gerações de chefs. 

Junto com a chef Ann Cooper, especialista em alimentação escolar, a dupla planeja uma série de iniciativas para ajudar os jovens a escolher comidas mais saudáveis. "As crianças atualmente vivem em um mundo de fast food, onde seu conhecimento sobre os alimentos é muitas vezes manipulado por grandes companhias", Oliver explica em um comunicado à imprensa. "Como resultado, muitos acreditam que a comida é um produto embalado que vem de uma estante".

Água sim, refrigerante não
O chef inglês também se juntou ao grupo California Endowment para instalar postos de filtragem de água em comunidades e escolas no estado da Califórnia. De acordo com números do grupo, cerca de 2,5 milhões não tem acesso a água limpa nas escolas. 

Oliver recentemente declarou guerra aos refrigerantes, que classificou como "o novo tabaco" em uma entrevista ao jornal britânico "The Daily Mail". Ao falar sobre uma proposta do governo francês de criar uma taxa para bebidas com excesso de açúcar, o chef comentou que a indústria "deveria ficar com medo, porque isso, francamente, destrói vidas".

"Não sou um cara apaixonado por impostos, mas quando você pensa que 68% dos casos tratados pela saúde pública britânica tem a ver com escolhas alimentares, você precisa de uma mudança radical", completa.