Topo

Melhor restaurante do mundo causa polêmica ao servir camarões com formigas

Camarões recém-abatidos chamam atenção em menu criado por René Redzepi - Getty Images
Camarões recém-abatidos chamam atenção em menu criado por René Redzepi Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

30/01/2015 16h50

Considerado o melhor restaurante do mundo pela disputada lista britânica 50 Best, o dinamarquês Noma colocou em seu menu um prato que está dando o que falar: camarões frescos decorado com formigas.

Servidos em uma tigela cheia de gelo, os camarões são a entrada do menu de quinze pratos servidos no restaurante, conhecido justamente pelo uso diferente de ingredientes locais.

Para completar o susto, os camarões são mortos com um alfinete na cabeça minutos antes de serem servidos. Alguns dos clientes narraram como os crustáceos ainda se mexiam quando o prato chegou à mesa.

A casa do chef René Redzepi está atualmente funcionando em uma temporada em Tóquio, com reservas disputadíssimas: cerca de 60 mil pessoas tentaram marcar um horário para jantar no local, que irá funcionar até o começo de fevereiro. O menu-degustação custa cerca de R$ 906 por pessoa.

O prato ser inusitado, mas não é exatamente novidade. No Japão, iguarias preparadas a partir de animais ainda vivos, como polvo e alguns tipos de peixe, são consideradas itens luxuosos.

Redzepi, por sua vez, já utilizou formigas em outros pratos servidos no Noma, além de ter preparado camarões vivos algumas vezes em seu restaurante, localizado em Copenhagen (Dinamarca).