Topo

Aproveite a época da manga e deixe suas receitas muito mais perfumadas

Roberta Malta

Do UOL, em São Paulo

31/01/2015 07h00

Sucos, drinques, sorvetes. Sobremesas, petiscos, pratos principais. Versátil como ela só, a manga é uma fruta que costuma agradar a todos. A boa notícia é que, até quase o meio de fevereiro, essa fruta está mais doce e perfumada do que nunca e com um precinho bem mais em conta do que em outros períodos do ano. Mas qual será o melhor tipo para cozinhar?

"Em geral, seja a receita doce ou salgada, prefiro as que não têm fiapo, como Tommy ou Haden”, diz Flávio Miyamura, do paulistano Miya. Segundo ele, esses tipos cortam muito mais fácil, além de possuir textura mais firme.

Na hora de escolher as frutas, é importante prestar atenção se elas estão cheirosas. “É sinal de que estão maduras”, diz o chef. Outra dica é observar se a ponta oposta ao cabo está macia. “O ideal é dar uma leve apertada com os dedos para sentir a fruta”, diz Paula Prandini do Empório Jardim, no Rio de Janeiro. “Ela não pode estar muito dura e nem mole demais”, completa.

E nada de jogar a manga inteira no lixo se um pedaço estiver amassado ou escuro. Basta de descartar essa parte comprometida e comer o restante. Sensível, a dica para conservá-la por mais tempo é guardá-la sempre em geladeira –ainda mais neste calor.

Agora, na hora de criar sua receita, basta se ligar em alguns detalhes e deixar a imaginação fluir. “Para mim, a manga como sobremesa tem que ser sempre gelada”, diz Flávio. Aqui, vale fazer sorvete, compota e outros preparos frios. “A manga quente fica com um sabor muito forte”, afirma o chef. Já os pratos salgados pedem acompanhamentos de notas bem pronunciadas. “Carnes brancas, como peixe e porco, são boas pedidas”, diz o chef. E isso não é tudo. “Gosto muito de combinar manga com folhas e degustá-la a com um bom vinagre”, diz Paula.

Agora é escolher o que agrada mais ao seu paladar e encher a geladeira da fruta mais perfumada da temporada. Delicie-se!