Topo

Irã promove primeiro campeonato nacional de baristas

Juízes avaliam competidores no primeiro campeonato de baristas do Irã - Divulgação/facebook.com/iribc.official
Juízes avaliam competidores no primeiro campeonato de baristas do Irã Imagem: Divulgação/facebook.com/iribc.official

Do UOL, em São Paulo

04/02/2015 16h21

Em um país em que o chá é a bebida nacional, conseguir organizar um campeonato de baristas pode ser uma tarefa árdua. No entanto, os fãs de café do Irã terão um representante no campeonato mundial da categoria, escolhido na primeira competição do gênero no país.

Ao todo, 36 profissionais especializados em café participaram do campeonato iraniano, que terminou na última segunda-feira (2) na capital Teerã com a vitória de Mehran Mohammad Nezhad.

O país islâmico é apenas o segundo na região do Oriente Médio a classificar um representante no campeonato mundial. Antes dele, apenas os Emirados Árabes Unidos tinham organizado seletivas para enviar um barista a Seattle (Estados Unidos), onde a competição geral irá acontecer em abril.

A ideia de organizar uma seletiva nacional ganhou fôlego após a barista Laila Ghambari, norte-americana filha de iranianos, ter ganho o Campeonato Norte-Americano de Baristas em 2014.  A vitória da barista, que trabalha em Seattle, foi transmitida via streaming para o Irã, com direito a torcida organizada dos conterrâneos.

Atualmente, Ghambari é uma das coordenadoras de uma associação que representa e treina os baristas da região, e que também ajudou a organizar o campeonato local, que contou com um juiz vindo da Argentina especialmente para a ocasião.