Topo

Cebola sem choro: conheça esse e outros truques infalíveis de cozinha

Anna Fagundes

Do UOL, em São Paulo

10/02/2015 15h52Atualizada em 11/02/2015 13h08

Existe algum jeito para tirar cheiro de alho picado das mãos? E para cortar cebola sem chorar? Todo mundo que gosta de cozinhar sabe que existem mitos e truques para todo tipo de situação, de descobrir ovos podres antes de quebrá-los até tirar o sal em excesso de um molho.

Mas o que funciona mesmo? Veja abaixo dez truques de cozinha que resolvem problemas de vários tamanhos - e que podem até salvar uma refeição já dada como perdida.

Cortando cebola - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Contra o choro da cebola
O chororô na hora de picar cebola pode ser evitado com a ajuda de água gelada. Deixe as cebolas de molho em água fria por meia hora antes de picá-las - se conseguir corta-las dentro da tigela com água, melhor.

Se não der para cortar a cebola dentro da água, invista então em um afiador de facas. Quando picamos a hortaliça com lâminas cegas, acabamos "espremendo" a cebola ao invés de cortar. Isso acaba liberando o componente lacrimogêneo do ingrediente com ainda mais força - ou seja, dá-lhe choradeira. Com lâminas afiadas, o corte é mais rente e não libera tanto a substância que irrita os olhos.

Limões, getty - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Limão sem amargor
Caipirinha azeda, ninguém merece! Para evitar o gostinho amargo do limão em sucos e drinques, retire a parte branca da casca - é ali que estão os compostos químicos que causam o sabor desagradável.

Saleiro - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Arroz para não entupir o saleiro
Sabe aquele truque de colocar grãos de arroz cru dentro do saleiro para que ele não entupa? Ele funciona mesmo. O arroz seco absorve parte da água do ambiente, fazendo com que o sal permaneça seco - e saindo do saleiro com facilidade.

Cortando alho - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Uma colher contra o alho...
Cheirinho de alho em um cozido é bom. O cheiro de alho picado nas mãos, no entanto... Um truque aparentemente esdrúxulo ajuda a se livrar do aroma desagradável: esfregar uma colher de inox nas mãos após picar o ingrediente. Depois, é só lavar com água e sabão. Há quem sugira também esfregar a casca de um limão para remover o cheiro.

Gengibre, getty - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

...E uma colher a favor do gengibre
Para descascar gengibre sem estragar o ingrediente, deixe a faca de lado e use uma colher. Basta esfregar o contorno do talher contra o gengibre para que a casca saia rapidamente, sem que se perca pedaços no processo.

molho de tomate - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Contra molho salgado... Batata
Perdeu a conta das colheres de sal que colocou na panela e agora o molho ou a sopa está que parece uma salmoura? Antes de jogar tudo fora, tente adicionar fatias de batata crua ao molho. O tubérculo funciona como uma esponja e absorve o excesso de sal da receita. Basta deixar cozinhando até que a batata fique macia - depois, é só retirar as fatias, verificar o tempero e servir.

Creme chantilly, Getty - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Chantilly sem erro
Para garantir um chantilly caseiro firme, deixe tanto os batedores quanto a tigela da batedeira dentro da geladeira por cerca de 15 minutos. Também deixe o creme de leite fresco na geladeira até o momento do preparo - para garantir um chantilly bem firme, o ingrediente precisa estar o mais gelado possível.

Quebrando ovos - Getty - Getty
Imagem: Getty

Descarte o ovo podre antes de quebrar
Existe um jeito de saber se os ovos estão bons para consumo sem precisar quebra-los. Para tanto, é preciso apenas uma tigela com água o suficiente para cobrir os ovos. Coloque-os na tigela e observe: se eles começarem a flutuar, descarte-os. Isso é sinal de que o ovo está podre. Um ovo fresco afunda na tigela e fica na horizontal.

Ovos Cozidos - Getty - Getty
Imagem: Getty

Quando a casca dá uma mãozinha
E quando se está quebrando ovos e um pedaço da casca cai dentro da tigela? Só quem já tentou resgatar a casca com uma colher sabe como isso pode ser complicado. Use um pedaço maior da casca do ovo para "pescar" os intrusos - fica bem mais fácil.

Fritando batatas, Getty - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Óleo quente
Essa é para quem curte fritar bolinhos em casa: para saber se o óleo já está quente o suficiente sem termômetro, coloque a ponta de uma colher de pau dentro da panela. Se começarem a formar bolhas ao redor, o óleo está pronto. Outra ideia é jogar um palito de fósforo dentro do óleo - quando ele acender, é sinal de que já se pode começar a fritar.