Topo

De espaguete a rigatoni: conheça os diferentes tipos de massas

Massa fresca, seca, curta ou longa? Entenda as diferenças - Montagem UOL/Getty Images
Massa fresca, seca, curta ou longa? Entenda as diferenças Imagem: Montagem UOL/Getty Images

Débora Costa e Silva

Do UOL, em São Paulo

03/03/2015 18h56

Em algum momento da vida, todo mundo já teve que pedir ajuda ao garçom para desvendar o cardápio do restaurante italiano. "Esse é aquele que parece uma gravatinha? É o mais achatado? Mas é mais grosso, com furinho no meio?" são perguntas comuns para quem não é de família italiana ou não é tão íntimo desse tipo de gastronomia.

Se para você não importa o formato e o que vale é o sabor do macarrão, saiba que há diferença, sim. Para começar, há dois tipos principais de pasta: fresca ou seca. A primeira é aquela feita na hora, de forma artesanal, e a segunda é o tipo de macarrão que compramos no supermercado, mais industrializado.

No universo das massas secas, tamanho é documento e define as duas principais categorias: longa e curta. Aqueles que têm fios mais longos, de mais de 10 cm, como espaguete e fettuccine, estão na primeira categoria, e os menores, como penne e fusilli, na segunda. 

Alguns especialistas defendem que há molhos que combinam mais com determinado tipo de macarrão, outros acham que vai do gosto de cada um. "Não há regras, nem certo e errado, acho que dá para variar bem as combinações", opina Fábio Stoco, professor de Gastronomia do Centro Universitário Senac de Águas de São Pedro (SP).

Stoco aposta em uma culinária mais livre, mas afirmou que uma coisa que pode ajudar na escolha do tipo de massa é definir se o molho vai levar ingredientes em pedacinhos, como milho, ervilha, alcaparra e azeitona. "Se tiver, a melhor opção é massa curta, como penne ou fusilli, pois o ingrediente se 'enrosca' com o macarrão. Se a massa for longa, ele acaba ficando no fundo do prato", recomenda.

O Chef Lima, da Montecatini Trattoria, acredita que há combinações clássicas que funcionam melhor no prato. "Massas mais finas combinam mais com molho branco ou na manteiga. As mais grossas combinam com carnes, como brachola e polpetta". E existe alguma unanimidade? "O molho ao sugo: combina com todo tipo de massa", declara Lima.

Veja abaixo a tabela com os principais tipos de massa e suas características: