Topo

Livro reúne grandes frases sobre comida e culinária no cinema

Capa do livro "Royale com Queijo", de Mariza Gualano - Divulgação
Capa do livro "Royale com Queijo", de Mariza Gualano Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

03/03/2015 16h14

Filmes que tratam do mundo da culinária - de clássicos como "A Festa de Babette" (1987) até obras recentes como "Ratatouille" (2007)  e "Chef" (2014) - sempre deixam os espectadores com fome, além de renderem citações ótimas.

E para quem gosta de colecionar frases impagáveis sobre a culinária, a escritora Mariza Gualano compilou nada menos que 600 citações sobre o mundo da comida e da gastronomia dentro do cinema.

"Royale com Queijo" (ed. Valentina, preço sugerido R$ 34.90), que chega às lojas no fim de março, tem material não só dos filmes que tratam sobre o mundo dos restaurantes e das cozinhas, mas sobre o ato de comer em geral. "Gosto de Gastronomia e de cinema e acho que a dobradinha dos dois assuntos dá certo", diz Mariza, que tem outros dois livros de citações de cinema publicados.

Na lista final, há de tudo um pouco: desde filmes românticos como "Chocolate" (2009) a clássicos como "Casablanca" (1942) , passando por obras em que comida é só um dos muitos assuntos. É o caso, por exemplo, de "Pulp Fiction" (1994) - o "Royale com Queijo" que batiza o livro é mencionado em um diálogo entre John Travolta e Samuel L. Jackson sobre diferenças culinárias entre países.

"Não entrou só o lado divertido, mas também as coisas mais obscuras e até macabras", conta a autora, que peneirou as frases a partir de uma lista de clássicos do cinema e, depois, procurando pelo assunto em todos os filmes que via.

Os leitores que quiserem fazer sua contribuição ao texto encontram no fim do livro um espaço para anotar suas frases prediletas.