Topo

Espanhóis fazem campanha para ter emoji de paella nos celulares

Paella pode virar emoji após uma campanha promovida por um humorista espanhol - Getty Images
Paella pode virar emoji após uma campanha promovida por um humorista espanhol Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

12/03/2015 17h32

Os emojis –imagens divertidas, muito utilizadas em programas como WhatsApp e mensagens de texto– representam vários tipos de sentimentos, objetos e até alimentos.

E uma campanha nas redes sociais da Espanha quer promover um novo prato para o panteão de ícones para celular: a tradicional paella.

A campanha #PaellaEmoji começou como uma piada do humorista Eugeni Alemany. Ele foi convidado para participar de um concurso para eleger a melhor paella do país e comentou que deveria existir um emoji com o prato.

Uma marca de arroz local encampou a ideia em suas redes sociais e a ideia logo se espalhou. "A paella é um prato que significa harmonia e amizade", explicou o humorista ao jornal 'The Local'. "Você tem emojis de coxa de frango e de um rabo de camarão –e quem diabos usa esse rabo de camarão?"

  • 41517
  • true
  • http://comidasebebidas.uol.com.br/enquetes/2015/03/12/que-prato-brasileiro-deveria-virar-emoji.js

Nas ruas
Como parte da campanha, Eugeni Alemany viajou para os Estados Unidos para convencer os criadores do WhatsApp, além de outras companhias, a adotar a paella como um emoji oficial.

Ele acabou se reunindo com o diretor da Unicode, companhia responsável por novos emojis. E teve boas notícias: "Ele nos disse que a paella tinha uma boa chance, mas que as pessoas precisavam provar que realmente iriam usar o ícone", disse Alemany.

Público, a princípio, não falta: de acordo com uma pesquisa publicada no jornal "El Pais", 98% dos celulares na Espanha contam com o WhatsApp, a maior porcentagem do continente europeu.