Topo

Tudo em seu lugar: veja dicas para cozinhar mais rápido e com menos bagunça

Separar ingredientes antes de preparar a comida ajuda a economizar tempo na cozinha - Getty Images
Separar ingredientes antes de preparar a comida ajuda a economizar tempo na cozinha Imagem: Getty Images

Anna Fagundes

Do UOL, em São Paulo

24/03/2015 15h19

Quem gosta de cozinhar sabe que algumas coisas empatam o tempo de todo mundo –seja um ingrediente que falta, um equipamento que não funciona ou a grande inimiga de muita gente: a temida montanha de louças para lavar depois de terminar.

Para não perder mais tempo na cozinha com detalhes e percalços, o segredo é saber se organizar bem antes. Cinco minutos de preparação podem ajudar a evitar muita dor de cabeça e ajudam a transformar uma tarefa entediante em algo fácil.

Cozinhando, Getty - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Antes de começar
Vai testar uma receita nova? Antes de começar, leia atentamente todos os detalhes –incluindo aí coisas que costumam passar batido, como o tempo de forno ou se é preciso deixar algo de molho ou descansando previamente.

Se preciso, destaque na receita os momentos em que você vai precisar ter mais cuidado, em especial com receitas que levam açúcar derretido ou derivados de leite: qualquer deslize nessas horas pode custar a receita toda.

Ingredientes Medidos - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Tudo separado
Para evitar aquela corrida maluca ao supermercado porque acabou o fermento bem na hora de bater a massa do bolo, faça como os chefs profissionais: abuse do "mise en place". A expressão francesa quer dizer "colocar no lugar" : trata-se de separar os ingredientes e utensílios necessários antecipadamente.

Se possível, aproveite para já porcionar os ingredientes –se a receita pede duas xícaras de farinha, por exemplo, já meça e deixe separado em uma tigela. Assim, se por acaso não houver o suficiente para preparar, você pode se antecipar e comprar tudo antes de pôr a mão na massa.

O "mise en place" também ajuda para evitar que ovos podres, manteiga com sabor duvidoso ou outros ingredientes fora do prazo de validade acabem dentro da panela na hora da pressa.

Processador de alimentos - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Ajudantes
Ainda não inventaram um robô doméstico que cozinhe e lave a louça. Enquanto isso não acontece, vale a pena investir em pequenos equipamentos para acelerar na hora de cozinhar. Além dos já conhecidos liquidificadores e batedeiras, uma boa sugestão é um processador de alimentos. Ele ajuda a picar cebolas e dentes de alho, além de cortar vegetais e, em alguns casos, até moer carne.

E, assim como os ingredientes, verifique antes o estado dos seus equipamentos antes de começar a cozinhar. Facas que precisam ser afiadas ou eletrodoméstico com mau contato só atrasam o preparo, além de serem potencialmente perigosos.

Pia cheia de pratos sujos - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Limpando o caminho
Ninguém gosta de encontrar uma pia transbordando com pratos e copos sujos. Para evitar esse transtorno, outra dica dos profissionais: sujou, lave na mesma hora ou coloque na máquina de lavar. Assim, não acumula nada e você ainda economiza tempo.

Do mesmo modo, assim que terminar de usar um ingrediente, devolva-o para a geladeira ou para a despensa. Desse modo, você mantém a área de trabalho livre e tem tempo de sobra para curtir a comida depois.