Topo

Salada expressa: japoneses montam horta dentro de linha do metrô

Projeto "Tokyo Salad" mantém horta hidrpônica em linha de metrô - Divulgação/tokyometro.jp
Projeto "Tokyo Salad" mantém horta hidrpônica em linha de metrô Imagem: Divulgação/tokyometro.jp

Do UOL, em São Paulo

09/04/2015 17h05

Uma horta de verduras está chamando a atenção em Tóquio (Japão). Não tanto pela produção, composta de alfaces, endívias e folhas de mostarda, mas por conta da localização: dentro de túneis de uma linha de metrô.

A companhia que administra o metrô na capital japonesa criou uma área para a produção de vegetais entre duas estações na linha Tozai, aberta em 1964. A plantação hidropônica é mantida sem agrotóxicos ou fertilizantes químicos.

A produção do projeto, batizado como "Tokyo Salad", começou em janeiro deste ano. As hortaliças colhidas pelos funcionários do metrô serão vendidas para restaurantes próximos às estações.

Não é a primeira vez que empresas japonesas investem em locais diferentes para produzir vegetais. O país, conhecido por não ter muito espaço para produção agrícola, conta com ideias como a da Toshiba, que passou a vender vegetais plantados em uma das fábricas da companhia. Já as empresas Panasonic e Fujitsu também trabalham com "explorações agrícolas", também em ambiente controlado e sem agrotóxicos.