Topo

Programa "Cozinha Sob Pressão" estreia nova temporada em horário nobre

Chef arlos Bertolazzi comanda o "Cozinha Sob Pressão", no SBT - Leonardo Nones/Divulgação
Chef arlos Bertolazzi comanda o "Cozinha Sob Pressão", no SBT Imagem: Leonardo Nones/Divulgação

Débora Costa e Silva

Do UOL, em São Paulo

15/04/2015 18h13

A segunda temporada do reality show “Cozinha Sob Pressão”, comandado pelo chef Carlos Bertolazzi, sócio do restaurante Zena Caffè, vai estrear no dia 25 de abril (sábado) agora mais tarde, às 21h30, no canal SBT. O sucesso da versão brasileira do “Hell’s Kitchen” rendeu uma mudança para um horário mais “nobre” da televisão.

O programa consiste em revelar um profissional da cozinha que resista às pressões que rolam em qualquer restaurante de alto nível. E, claro, que cozinhe muito bem. Os concorrentes serão separados em duas equipes e vão preparar pratos propostos por Bertolazzi para servir 40 pessoas.

O time que vencer a prova pode curtir uma folga, enquanto o que perder vai enfrentar tarefas mais pesadas. Ao final de cada episódio, normalmente um candidato é eliminado até sobrar o vencedor, que leva para casa R$ 100 mil em barras de ouro – no melhor estilo do canal do Silvio Santos.

Só que agora parece que as coisas vão mudar. A novidade é que a atração terá 16 participantes, dois a mais do que o primeiro programa. Como o número de episódios continua sendo 13, Bertolazzi já adiantou que dessa vez terá mais flexibilidade para dispensar mais de um concorrente por etapa. “Se achar que ninguém deve ser eliminado, posso me dar ao direito de não escolher ninguém. Mas posso dispensar quatro de uma vez se for o caso também”, afirma.

A escolha dos participantes não foi fácil, segundo o chef. De 150 pré-selecionados pela produção, que já buscou profissionais que trabalham com gastronomia, ficaram 30 que tinham um perfil e história de vida diferente. A última peneira foi uma prova prática na cozinha.

Uma das cozinhas do programa "Cozinha Sob Pressão", apresentado pelo chef Carlos Bertolazzi no SBT - Débora Costa e Silva/UOL - Débora Costa e Silva/UOL
Uma das cozinhas do programa "Cozinha Sob Pressão", apresentado pelo chef Carlos Bertolazzi no SBT
Imagem: Débora Costa e Silva/UOL

Questionado sobre as dificuldades de fazer o papel de carrasco, Bertolazzi diz que não se incomoda em ter candidatos que possam odiá-lo e garante que consegue separar bem o profissional do pessoal. “Ninguém aqui vai ser eliminado por me odiar, será eliminado quem não aguentar a pressão e não caprichar no prato. Eu estou procurando o melhor”, defende.

Interação com o público

De acordo com o chef, a maior parte do retorno do público foi via redes sociais – tanto elogios quanto críticas. “As pessoas perguntavam muito por que esse ou aquele participante havia saído, e eu explicava numa boa. O tema gastronomia já é um sucesso nas redes. Pode reparar que no Instagram a maioria das fotos compartilhadas é de pratos de comida”, ressalta Bertolazzi.

De olho nessa troca com os espectadores mais conectados, o programa vai ganhar um e-book disponível para IOS e Android. O livro digital "Cozinha Sob Pressão" será atualizado após cada episódio com as receitas dos pratos preparados no reality e outros assinados pelo chef, além de dicas práticas do próprio. O custo é de R$ 0,99 por cada atualização feita após o programa.