Topo

Chef que inspirou desenho "Ratatouille" ganha prêmio de melhor do mundo

A chef francesa Hélène Darroze, eleita melhor do mundo em 2015 - Divulgação/instagram.com/theconnaught
A chef francesa Hélène Darroze, eleita melhor do mundo em 2015 Imagem: Divulgação/instagram.com/theconnaught

Do UOL, em São Paulo

23/04/2015 13h51

A chef francesa Hélène Darroze foi eleita a melhor chef feminina do mundo em 2015. O título, que no ano passado foi entregue para a chef brasileira Helena Rizzo, é parte das premiações do ranking "50 Best", promovido pela revista britânica "Restaurant".

Darroze, que tem quatro estrelas do guia "Michelin" por seus restaurantes em Paris e Londres, foi uma das inspirações do estúdio Pixar para criar a personagem Colette, a chef boa de briga do filme "Ratatouille" (2007).

Eleita em uma votação pelos membros do "50 Best", Darroze disse esperar que as chefs que receberem o prêmio no futuro "inspirem as mulheres mais jovens, incluindo aí minhas filhas, a seguirem sua paixão e trabalhar duro para aprimorar seu talento não importa a profissão. Eu admiro muito todas as ganhadoras anteriores e estou muito feliz de estar em sua companhia".

Nascida em uma família de chefs, Darroze foi treinada pelo celebrado chef Alain Ducasse. Ela é uma figura midiática conhecida na França: além de gerenciar os seus restaurantes, ela também participa como jurada no programa "Top Chef", competição entre cozinheiros profissionais que é exibida no canal M6.

A nova lista dos 50 melhores restaurantes do mundo será divulgada em Londres no começo de junho.