Topo

Com muito calor para dar: veja drinques para aquecer a alma no inverno

Sergio Crusco

Do UOL, em São Paulo

20/06/2015 07h00

Os cachecóis e os casacões já foram tirados do armário para ganhar aquela arejada. As mantas mais pesadas saíram das estantes mais altas e dos baús. No bar, bebidas leves dão lugar a preparos quentes e mais alcoólicos. Hora de se aquecer com tragos mais fortes.

O bartender Derivan de Souza ensina que há duas maneiras de pensar em coquetéis para os dias frios: a bebida quente propriamente dita e as receitas preparadas com destilados, vinhos e licores de teor alcoólico elevado, o que naturalmente aquece o corpo. Uísque, conhaque, rum, licores e vinhos fortificados como o Porto caem bem na estação. “Além do teor de álcool, bebidas amadurecidas em madeira, mais complexas, contribuem para nos sentirmos mais aquecidos”, diz.

Certos ingredientes aromáticos também ajudam a criar a sensação de conforto e aconchego no inverno: anis estrelado, canela, cravo, cremes gordurosos como o chantilly e a casca de frutas cítricas como a laranja e o limão.

Derivan, residente do Bar Numero, em São Paulo, criou com exclusividade para o UOL Comidas e Bebidas quatro drinques quentes. Confira suas receitas e veja também outros coquetéis gelados, porém cheios de calor para dar, que outros bartenders da cidade criaram para a estação. Com bastante capricho na apresentação: “Bebemos e comemos com os olhos e, por isso, um drinque tem de ser, além de saboroso e reconfortante, muito bonito”, diz o mestre.