Topo

Lasanha foi a estrela do "Masterchef". Veja como fazer prato como se deve

Do UOL, em São Paulo

24/06/2015 12h29

No episódio de "MasterChef" da última terça-feira (23), o desafio eliminatório consistia em uma refeição bem comum nas mesas brasileiras: uma lasanha e uma saladinha. O pulo do gato é que os participantes teriam que fazer a própria massa, além de caprichar no recheio e no molho. 

Os concorrentes do reality show de culinária tiveram dificuldades diversas. Teve gente que não conseguiu dar ponto na massa e teve lasanha que desmoronou. Por fim, a eliminada bobeou no cozimento e entregou uma massa sem consistência. Para você não passar o mesmo aperto na cozinha da vida real, o UOL Comidas e Bebidas reuniu três dicas que podem fazer diferença.
 
Os ingredientes
A massa caseira básica obedece a uma proporção fundamental: um ovo para cada 100 gramas de farinha de trigo, quantidade suficiente para um rendimento de uma porção. Se precisar, vá acrescentando mais farinha aos poucos, já que o tamanho dos ovos e a umidade do ar podem dar pequenas diferenças. Se preferir usar sêmola, use 50% e complete com 50% de farinha de trigo. Já se quiser usar farinha integral, a proporção fica 35% da integral e 65% da comum. E prepare-se para usar o muque, porque nesse caso fica mais difícil dar o ponto na massa.
 
Trabalhando a massa
Faça um montinho de farinha com um buraco no centro, onde devem ser colocados os ovos. Vá misturando aos poucos com um garfo, para agregar os dois ingredientes até que eles formem uma bola. Sovar ou não é escolha do cozinheiro; se preferir sovar, que seja só o suficiente para a massa ficar sedosa. Se quiser pular essa parte, separe a massa em bolas de igual tamanho, embale-as em filme plástico e deixe descansar por 20 minutos antes de esticar.  
 
Espessura da massa
Com o cilindro de abrir massa o trabalho fica mais leve, mas com o rolo ou até com uma garrafa improvisada o resultado é o mesmo. O fundamental é polvilhar farinha em todas as superfícies que vão tocar a massa, para não grudar. Tenha em mente que quanto mais fininha ficar a massa, mais rápido será seu cozimento. Se você esticar bastante, poderá até pular a parte de escaldar a massa em água fervente por alguns segundos antes da montagem da lasanha na travessa. O mais seguro é montar a massa diretamente no refratário para que o prato não desmanche -justamente o erro que acabou eliminando a produtora de eventos Izabel da competição.