Topo

Livro indica harmonizações de queijos com vinhos, cervejas e cachaças

Livro "Queijos brasileiros à mesa ? com cachaça, vinho e cerveja" - Divulgação
Livro "Queijos brasileiros à mesa ? com cachaça, vinho e cerveja" Imagem: Divulgação

Fernanda Meneguetti

Do UOL, em São Paulo

25/06/2015 15h40

Nesta quinta-feira (25), o mestre queijeiro Bruno Cabral (da Mercearia Mestre Queijeiro) e o sommelier Manoel Beato (do Grupo Fasano) lançam o livro “Queijos brasileiros à mesa – com cachaça, vinho e cerveja” (R$ 114, ed. Senac) na Livraria da Vila dos Jardins, em São Paulo, das 18h30 às 21h30.

O primeiro capítulo, "Harmonização", dedica-se ao mítico casamento de queijos e vinhos: “É preciso escolher bem, pois a verdade é que esse diálogo não é fácil”. A partir daí, a obra se desenvolve de forma didática, apontando os bons encontros entre a bebida e o ingrediente.

Entre as parcerias de sucesso estão o fortificado vinho do Porto com o stilton, queijo azul inglês, o adocicado francês sauternes e seu conterrâneo roquefort ou mesmo queijos defumados com cachaça. O livro também ressalta coringas, caso do brie e do meia cura mineiro – que parecem aceitar boa parte das bebidas.

Os autores discorrem despretensiosamente sobre nove estilos de queijos (mofo branco, mofo azul, casca lavada, fresco, massa filada etc.) e sobre “uniões felizes” com bebidas alcoólicas. Na sequência, adentram o mapa brasileiro da produção queijeira, identificando regiões de fabricação e a variedade de produtos, além de ensinar como escolher, comprar, conservar e cortar.

A publicação apresenta ainda a cachaça e suas formas de armazenamento, o vinho e as vinificações, a cerveja e suas famílias e dão dicas de como servi-las. Por fim, fornecem dicas de como montar mesas de queijos para diferentes ocasiões.

Pode-se dizer que Cabral e Beato constroem um livro pedagógico sem chatices, bem ilustrados e com um ar ligeiramente retrô, que lembra o dos livros de receita dos anos 70 e 80.