Topo

Não é miojo! Massa italiana fica pronta - e al dente - em 90 segundos

Rapida 90, massa italiana instantânea - Divulgação
Rapida 90, massa italiana instantânea Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

29/06/2015 11h10

"Não é fast food, é good food", alerta o chef William Zonfa, responsável pelo restaurante Magione Papale, uma estrela Michelin, na região do Abruzzo, na Itália. Vizinho da empresa de massas Rustichella, o cozinheiro tornou-se entusiasta e espécie de garoto propaganda do espaguete instantâneo da marca.

A pasta 90" Rapida vai seca para a água fervente com sal ("e jamais azeite", lembra Zonfa) e, em um minuto e meio, cronometrado, está pronta. O segredo? Fios ocos e com ranhuras que permitem que a água penetre no glúten e no amido muito mais rapidamente. 
 
Os pacotes desse espaguete veloz têm preço sugerido de R$ 11,50 em São Paulo e, sim, têm textura e sabores tão atraentes quanto seu tempo de preparo. "Num restaurante estrelado, tenho a minha pasta e vou trabalhá-la do zero quando sair um pedido, mas em qualquer outro lugar a massa está pré-cozida. Um produto como esse permite mudar isso", avalia o italiano.  
 
Velozes e gostosos
Vale ressaltar que se a massa for ser servida em molho, ela deve deixar a água da cocção cerca de 15 segundos antes. O mesmo vale para preparos como o carbonara, que requer o calor da massa para cozinhar as gemas. Em ambos os casos, a atenção deve ser dobrada, senão o macarrão vai amolecer.
 
Em contrapartida, há formas mais assertivas – e também ágeis – para servir a massa: "Um bom molho à matriciana, com guanciale (uma espécie de bacon da bochecha do porco), queijo tipo pecorino e tomate, é perfeito. Ou o molho gricia, que é basicamente a mesma coisa só que sem o tomate. Uns camarões salteados também", garante William Zonfa.
 
De preferência, o molho deve estar pronto e ser concentrado. Nesse sentido, pestos caem bem e acompanhamentos para saladas de macarrão também. Mais: a massa pode ser cozida no molho de tomate – "Se você for cozinhar 100 gramas do espaguete, acrescente 80 ml de água ao molho para ele absorver. E não esqueça de deixá-lo completamente imerso durante os 90 segundos para a cocção se dar por igual", ensina o chef.