Topo

Brasil sediará final do Campeonato Mundial de Sommeliers de Cerveja

Tatiana Spogis, sommelier de cervejas e terceiro lugar no último Mundial - Divulgação
Tatiana Spogis, sommelier de cervejas e terceiro lugar no último Mundial Imagem: Divulgação

Joana Santana

Do UOL, em São Paulo

30/06/2015 12h24

Dia 18 de julho é a data da final do IV Campeonato Mundial de Sommeliers de Cerveja, evento bienal que equivale à Copa do Mundo da categoria. Na última edição, realizada na Alemanha em 2013, a brasileira Tatiana Spogis, gerente de marketing da importadora Bier&Wein e uma das juradas, ficou em terceiro lugar.

O evento reúne os 50 sommeliers classificados entre centenas de inscritos em torneios locais de diversos países. No Brasil, por exemplo, as vagas foram preenchidas pelos profissionais selecionados no primeiro Campeonato Brasileiro de Sommeliers de Cerveja, organizado pelo Instituto da Cerveja Brasil em março. 
 
"Como país-sede, o Brasil teria direito a metade das vagas na etapa final, mas três dos nossos classificados não poderão concorrer", lamenta Tatiana. Os demais participantes são da Alemanha, Áustria, Suíça, Chile, Itália, Canadá, Estados Unidos e Porto Rico. Segundo a sommelier, as provas poderão ser realizas em inglês ou português. 
 
A final contará com diversas etapas eliminatórias realizadas na Academia Barbante de Cerveja ao longo do dia. A última rodada, no entanto, com os seis finalistas classificados, acontecerá diante do público presente à feira Degusta Beer & Food, que começa no dia 15 de julho, em São Paulo. 
 
Nesta fase, os participantes terão 10 minutos para improvisar a apresentação completa de uma cerveja, incluindo estilo, descrição sensorial, ocasião de consumo, harmonização e serviço. "Será uma verdadeira maratona tanto para os 50 competidores quanto para os seis juízes", calcula Tatiana.